Cantar uma Cuba ausente: aspectos sobre nostalgia e temporalidades no álbum Mi Tierra (1993) de Gloria Estefan
Singing an absent Cuba: aspects of nostalgia and temporalities in the album Mi Tierra (1993) by Gloria Estefan
DOI:
https://doi.org/10.31668/revista_geth.v15iFluxoCont.13325Resumo
O presente trabalho presente analisar aspectos da nostalgia, e suas articulações temporais, no álbum Mi Tierra (1993) da cantora cubana exilada Gloria Estefan. Lançado no contexto da Latin Decade, e considerado como um dos principais álbuns da música latina dos anos 1990, o álbum Mi Tierra foi uma produção coletiva que tinha como fio condutor elaborar uma narrativa sobre Cuba a partir de visões anticastristas e antirrevolucionárias defendidas por setores da comunidade exilada. Tais narrativas visavam produzir um álbum Before Castro, com lançamento mundial, no contexto em que Cuba passava a enfrentar o Período Especial em Tempos de Paz e a Crise dos Balseiros começava a se delinear no país. Para tal, a articulação com signos que evocassem visões construídas no senso comum sobre um país pré-revolução foram centrais, com a mobilização de gêneros musicais, eixos narrativos e temáticas que permitissem a presentificação de múltiplas camadas temporais potencializadoras da narrativa que marcava a cultura do exílio. Articulando debates ligados a história do tempo presente e os estudos sobre o exílio, este artigo pretende problematizar e desnaturalizar algumas das operações que viabilizaram a instrumentação da nostalgia em Mi Tierra (1993).