O materialismo e a produção da história da educação

Materialism and the production of the history of education

Autores

  • Adriana Aparecida Rodrigues UNESPAR
  • Marco Antônio de Oliveira Gomes
  • Suzane Meneses Caetano

DOI:

https://doi.org/10.31668/revista_geth.v13iFluxoCont.12245

Resumo

O estudo tem como temática a relação dos escritos de Karl Marx na história da educação. A escrita da história educação é algo complexa, que requer a utilização de um embasamento teórico consistente. Além disso, existem diferentes posicionamentos sobre a escrita historiográfica, que por sua vez, representam os embates nas relações sociais, impregnada por um discurso reducionista, de cunho ideológico, no qual a educação é a resolução de todos os “problemas” de ordem socioeconômica, política e cultural. Partindo do viés que, os acontecimentos históricos e as relações desenvolvidas em sociedade não são lineares e estáticas, a escrita da história da educação passou e passa por oscilações ao longo dos anos. Encaminhamento esse que, requer um estudo mais aprofundado. Todavia o intuito desse estudo se limita a descrever a influência do pensamento de Karl Marx na escrita da história da educação, centrando-se no materialismo. Assim, salientamos que, preocupado com as constantes transformações vivenciadas no século XIX, Karl Marx realizou reflexões sobre a vida social do homem dentro de um contexto de transformações sociais. Proporcionando uma produção teórica que embasa a compreensão das relações estabelecidas em sociedade, bem como, da história da educação, por um viés de entendimento da realidade em sua essência.

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Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Artigos livres