El Patrimonio Cultural no es Huella de Identidad: Es Identidad Temporal

Cultural Heritage is not a Footprint of Identity: It is a Temporary Identity

Resumo

A obra aborda as categorias patrimônio cultural, identidade cultural e temporalidade em suas múltiplas relações. Essas relações são de natureza filosófica, pois certas dissertações são apresentadas sobre seu desenvolvimento ao longo do tempo, temporalidade e cultura. Analisa-se a temporalidade enquadrada em períodos históricos, onde o contexto está na base da identidade do protagonismo cultural e onde a prática patrimonial nutre as suas representações. As representações identitárias como abstrações do material, da contemplação viva, e não como representações de representações imaginadas onde o patrimônio concreto não existe.

Biografia do Autor

Juan Carlos Rodriguez Cruz, Universidad Holguin Oscar Lucero Moya

Possui doutorado em Ciencias Pedagogicas pela Universidad Holguin "Oscar Lucero Moya", Cuba (2008). Licenciado em Educação (2002). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias da Instrução. Professor Titular da UNinersidade de Holguin com 12 anos de experiencia no ensino superior. Tem ampla experiencia na direçao de teses de mestrado e doutorado. Experticias em Pedagogia, Antropologia, Desenho Curricular, Historia da Pedagogia, Filosofia da Educação, Epistemologia da Educação, Metodologia da Investigação Social e do Ensino da Historia, bem como direção de atividades de pesquisa e praticas dos estudantes.

Luiz Bezerra Neto, Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, pós doutorado pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professor associado da Universidade Federal de São Carlos, atuando na graduação e na pós-graduação. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo - GEPEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, aAtuando principalmente nos seguintes temas: educação rural, escola normal rural, movimento dos trabalhadores rurais sem-terra, ruralismo pedagógico. 

Publicado
2021-09-25