Historiografia da educação no Brasil: as publicações na Revista HISTEDBR On-Line no processo de afirmação do campo científico (2016-2019)

Historiography of education in Brazil: publications of the HISTEDBR On-Line Journal in the process of affirmation of the scientific field (2016-2019)

  • Suzele Sany Lacerda Alves Universidade Federal de Uberlândia
  • Jaqueline Lopes Freire Universidade Federal de Uberlândia
  • Sirlene Cristina de Souza Universidade Federal de Uberlândia
  • Giselle Abreu de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Sauloéber Tarsio de Souza Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Este trabalho apresenta breve análise das publicações da Revista HISTEDBR On-line, entre 2016 e 2019, com o objetivo de identificar os principais elementos estruturantes que caracterizam a revista, quais sejam, temáticas, recorte temporal, recorte espacial e equipe editorial. O estudo foi viabilizado pelo uso da bibliometria, gerando dados que permitiram conhecer os aspectos que prevaleceram nas publicações mais recentes da revista. Considerando que os periódicos são espaços privilegiados de debate e de circulação de conhecimentos, acreditamos que a presente análise revele um retrato deste campo científico, além de contribuir para as discussões em torno da Historiografia da Educação no Brasil. De modo específico, destacamos que a Revista HISTEDBR On-line, no período proposto, aponta a recorrência de temáticas consideradas tradicionais, discutidas em recortes temporais mais recentes (séculos XX e XXI). Do mesmo modo, a equipe editorial é composta, em sua maioria, por pessoas vinculadas ao grupo HISTEDBR e ao programa de pós-graduação da Unicamp. Por último, cita-se que a internacionalização da revista ainda é incipiente, influenciando de forma importante a sua avaliação junto aos órgãos reguladores e de fomento.

Publicado
2021-02-03