PRODUÇÕES SOBRE HISTÓRIA INTELECTUAL E EDUCAÇÃO: ANÁLISE A PARTIR DE UMA APROXIMAÇÃO TEÓRICA COM A FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO

an analysis from a theoretical approach to the Philosophy of Liberation

Resumo

Ao tematizar o entrecruzamento entre a História Intelectual e a Educação, o artigo caracteriza e analisa os fundamentos epistemológicos de produções científicas de um grupo de pesquisa vinculado a um programa de pós-graduação em Educação. Adota-se como referencial teórico autores da História Intelectual e aportes da Filosofia da Libertação. Resulta de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa, utilizando-se teses e dissertações como fontes primárias. Os documentos apontam uma abordagem da História Intelectual de maneira a considerar intelectuais da América Latina, do Brasil e do Pará, promovendo articulações com outras teorias, como o pensamento decolonial. Conclui-se encorajando à produção de pesquisas entre a História Intelectual e a Educação, em diálogo com autores, inclusive de outras áreas, como Enrique Dussel.

 

Palavras-chave: História Intelectual, Educação, Produção Científica, Pensamento Decolonial, Enrique Dussel.

Biografia do Autor

Alder de Sousa Dias, Universidade Federal do Amapá (Unifap)

Doutorando em Educação (UFPA), Mestre em Educação (UEPA), Especialista em Filosofia da Educação pelo (UFPA) e Graduado em Pedagogia pela UEPA. Professor Assistente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Unifap – Campus Mazagão. Pesquisador dos grupos de pesquisa “Amazônia Sustentável” (Unifap/CNPq) e “Gepea” (UEAP/CNPq) e da “Rede de Pedagogias Decoloniais na Amazônia” (RPPDA).

Waldir Ferreira Abreu, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Pós-Doutor em Ciências da Educação - Espanha (2013), Doutor em Ciências Humanas: Educação pela PUC-Rio (2010). Professor adjunto IV do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED)/ICED-UFPA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia (GEPEIF/UFPA/CNPq).

Publicado
2020-10-17