PRODUÇÕES SOBRE HISTÓRIA INTELECTUAL E EDUCAÇÃO: ANÁLISE A PARTIR DE UMA APROXIMAÇÃO TEÓRICA COM A FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO

an analysis from a theoretical approach to the Philosophy of Liberation

Autores

Resumo

Ao tematizar o entrecruzamento entre a História Intelectual e a Educação, o artigo caracteriza e analisa os fundamentos epistemológicos de produções científicas de um grupo de pesquisa vinculado a um programa de pós-graduação em Educação. Adota-se como referencial teórico autores da História Intelectual e aportes da Filosofia da Libertação. Resulta de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa, utilizando-se teses e dissertações como fontes primárias. Os documentos apontam uma abordagem da História Intelectual de maneira a considerar intelectuais da América Latina, do Brasil e do Pará, promovendo articulações com outras teorias, como o pensamento decolonial. Conclui-se encorajando à produção de pesquisas entre a História Intelectual e a Educação, em diálogo com autores, inclusive de outras áreas, como Enrique Dussel.

 

Palavras-chave: História Intelectual, Educação, Produção Científica, Pensamento Decolonial, Enrique Dussel.

Biografia do Autor

  • Alder de Sousa Dias, Universidade Federal do Amapá (Unifap)

    Doutorando em Educação (UFPA), Mestre em Educação (UEPA), Especialista em Filosofia da Educação pelo (UFPA) e Graduado em Pedagogia pela UEPA. Professor Assistente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Unifap – Campus Mazagão. Pesquisador dos grupos de pesquisa “Amazônia Sustentável” (Unifap/CNPq) e “Gepea” (UEAP/CNPq) e da “Rede de Pedagogias Decoloniais na Amazônia” (RPPDA).

  • Waldir Ferreira Abreu, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Pós-Doutor em Ciências da Educação - Espanha (2013), Doutor em Ciências Humanas: Educação pela PUC-Rio (2010). Professor adjunto IV do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED)/ICED-UFPA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia (GEPEIF/UFPA/CNPq).

Downloads

Publicado

2020-10-17