PRODUÇÕES SOBRE HISTÓRIA INTELECTUAL E EDUCAÇÃO: ANÁLISE A PARTIR DE UMA APROXIMAÇÃO TEÓRICA COM A FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO
an analysis from a theoretical approach to the Philosophy of Liberation
Resumo
Ao tematizar o entrecruzamento entre a História Intelectual e a Educação, o artigo caracteriza e analisa os fundamentos epistemológicos de produções científicas de um grupo de pesquisa vinculado a um programa de pós-graduação em Educação. Adota-se como referencial teórico autores da História Intelectual e aportes da Filosofia da Libertação. Resulta de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa, utilizando-se teses e dissertações como fontes primárias. Os documentos apontam uma abordagem da História Intelectual de maneira a considerar intelectuais da América Latina, do Brasil e do Pará, promovendo articulações com outras teorias, como o pensamento decolonial. Conclui-se encorajando à produção de pesquisas entre a História Intelectual e a Educação, em diálogo com autores, inclusive de outras áreas, como Enrique Dussel.
Palavras-chave: História Intelectual, Educação, Produção Científica, Pensamento Decolonial, Enrique Dussel.