O TURISMO NO MUNICÍPIO DE CALDAS NOVAS/GO: O FETICHISMO DA MERCADORIA

Autores

  • Flávio Reis Santos Universidade Estadual de Goiás http://orcid.org/0000-0003-1538-1208
  • Sheila Cristina Enders Palmerston Universidade Estadual de Goiás
  • Verônica Cristina Silva Oliveira Vilela Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Os objetivos do presente texto concentraram-se em identificar os principais aspectos que caracterizam os visitantes, que buscam em Caldas Novas/GO as atividades de lazer, entretenimento e descanso, engrossando os contingentes do chamado turismo de massa e ressaltar a materialização do fetiche dessa mercadoria pela classe trabalhadora. Durante os meses de abril, maio e junho de 2017 (baixa temporada) e os meses de dezembro de 2017, janeiro e fevereiro de 2018 (alta temporada), realizamos entrevistas orientadas por roteiro estruturado, constituído por perguntas fechadas com seiscentos turistas que visitaram a cidade nos meses descritos acima. Constatamos, que as atividades turísticas diversificadas desde a preparação da viagem, hospedagem, lazer e retorno à localidade de origem estão completamente contidas e disponibilizadas pela estrutura turística caldasnovense, na medida em que reproduz o modo de consumo capitalista por meio da apropriação que faz do tempo livre da classe trabalhadora.

Biografia do Autor

  • Flávio Reis Santos, Universidade Estadual de Goiás

    Pós-Doutor em Educação Rural pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Pós-Doutor em Geografia Agrária Pela Universidade Federa de Goiás (PPGGC/UFG). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG). Professor do Programa de Pós-Graduaçãoem Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo (GEPEC/UFSCar). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Rural no Brasil (NEPERBR/UEG).

  • Sheila Cristina Enders Palmerston, Universidade Estadual de Goiás

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Especialista em Direito do Estado pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Escrevente Judiciário II do Tribunal de Justiça do Governo do Estado de Goiás.

  • Verônica Cristina Silva Oliveira Vilela, Universidade Estadual de Goiás

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Especialista em Gestão e Planejamento Ambiental pela Universidade Estadual de Goiás (UEG/Morrinhos). Especialista em Direito Processual e Penal pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Oficial do Ministério Público do Estado de Goiás.

Downloads

Publicado

2020-07-09