O TURISMO NO MUNICÍPIO DE CALDAS NOVAS/GO: O FETICHISMO DA MERCADORIA
Resumo
Os objetivos do presente texto concentraram-se em identificar os principais aspectos que caracterizam os visitantes, que buscam em Caldas Novas/GO as atividades de lazer, entretenimento e descanso, engrossando os contingentes do chamado turismo de massa e ressaltar a materialização do fetiche dessa mercadoria pela classe trabalhadora. Durante os meses de abril, maio e junho de 2017 (baixa temporada) e os meses de dezembro de 2017, janeiro e fevereiro de 2018 (alta temporada), realizamos entrevistas orientadas por roteiro estruturado, constituído por perguntas fechadas com seiscentos turistas que visitaram a cidade nos meses descritos acima. Constatamos, que as atividades turísticas diversificadas desde a preparação da viagem, hospedagem, lazer e retorno à localidade de origem estão completamente contidas e disponibilizadas pela estrutura turística caldasnovense, na medida em que reproduz o modo de consumo capitalista por meio da apropriação que faz do tempo livre da classe trabalhadora.