O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

O Conselho Editorial somente aprecia trabalhos que obedeçam aos seguintes critérios:

1. Artigos: máximo de 22 e mínimo de 18 páginas (incluindo bibliografia). Para resenhas: máximo de 6 e mínimo de 4 páginas.

2. Parágrafo: 1,25 cm. Páginas: tamanho A4; margens: superior e esquerda: 3 centímetros, inferior e direita: 2 centímetros.

3. Os artigos devem ser numerados no canto inferior direito de cada página.

4. Todos os trabalhos deverão ser apresentados após revisão gramatical e ortográfica.

5. Título: Times New Roman 12, apenas a primeira letra da primeira palavra em caixa alta, centralizado e em negrito; abaixo do título em português deverá vir o título traduzido em inglês e espanhol.

6. Autor(es): uma linha abaixo do título; alinhado à direita, indicar nome e sobrenome dos autores, acompanhado de nota de rodapé explicativa indicando vínculo institucional e e-mail. Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta também deve ser mencionada. A titulação mínima é de mestre.

7. Resumo, Abstract e Resumen: uma linha abaixo do nome; deverá conter no máximo 15 linhas. Palavras-Chave, Keywords e Palabras Clave: 3 a 5 palavras-chave separadas por vírgula, na linha imediatamente inferior ao resumo/abstract.

8. O autor deverá organizar o texto, subdividindo-o em partes: Introdução; Desenvolvimento; Considerações finais; Referências. O texto deverá ser redigido em fonte Cambria, tamanho 12 (incluindo o corpo do texto, o resumo, as palavras-chave e as referências bibliográficas), espaçamento 1,5. As notas de rodapé deverão ser formatadas em Cambria, tamanho 10, espaçamento simples.

9. As notas de rodapé serão, exclusivamente, de caráter explicativo. Para as citações diretas e indiretas no corpo do texto, os autores devem usar o Sistema AUTOR-DATA – Ex.: (CARVALHO, 1972, p. 28). Para as citações diretas com mais de 3 linhas: recuo 4, fonte 11, espaçamento simples.

10. As referências bibliográficas citadas no texto deverão ser apresentadas em ordem alfabética, conforme os exemplos a seguir:

10.1. Livro: FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. Rio de Janeiro: Record, 1997.

10.2. Capítulo: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto de 1848. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Cartas filosóficas e outros escritos. São Paulo: Grijalbo, 1977, p. 51-116.

10.3. Artigo: LINEBAUGH, Peter. Todas as montanhas atlânticas estremeceram. Revista Brasileira de História, São Paulo, n. 6, p. 7-46, set.1983.

10.4. Texto acadêmico: VILLALTA, Luiz Carlos. A ‘torpeza diversificada dos vícios’: celibato, concubinato e casamento no mundo dos letrados de Minas Gerais (1748-1801). São Paulo: Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 1994.

11. As traduções deverão vir acompanhadas da devida autorização do autor, cópia do original e referência bibliográfica completa.

12. Gráficos, tabelas e/ou imagens deverão ser inseridos no corpo do texto e devidamente referenciados.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.