O direito à cidade em discussão:
a luta pelo direito de ter direitos
Resumo
RESUMO: O objetivo deste artigo foi analisar o conceito de direito à cidade, defendido por David Harvey em sua obra Cidades rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana, publicada em 2014, e como esse conceito é considerado em fenômenos urbanos brasileiros atuais. Harvey analisa a influência dos movimentos sociais coletivos, os quais têm como foco reivindicar a parte que compete aos cidadãos na tomada de decisões a respeito de como moldar o espaço. Para o alcance do objetivo, adotou-se a pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, com o uso da revisão sistemática da obra em análise e de pesquisa bibliográfica de publicações que contemplam debates, que se caracterizam como denúncias da não observação do direito à cidade no Brasil. Os resultados apontam que, nos últimos anos, autores do campo da Administração utilizam o conceito apresentado por Harvey (2014) para desvendar a cidade como um campo de lutas e disputas de agentes sociais com diferentes projetos. A compreensão do conceito se torna essencial nesse campo por possibilitar um novo olhar sobre a urbe, a partir de conexões interdisciplinares, e contribui para o conhecimento de práticas coletivas de organização nas cidades.
Palavras-Chave: Direito à cidade. Cidade. Produção do espaço. Organização-cidade.
ABSTRACT: The aim of this article is to analyze the concept of the right to the city defended by David Harvey in his book Rebels Cities: from the right to the city to the urban revolution, published in 2014, and how this concept is considered in current Brazilian urban phenomena. Harvey analyzes the influence of collective social movements, which focus on claiming the role of citizens in making decisions about how to shape space. To achieve the objective, descriptive research was adopted, with a qualitative approach, using the systematic review of the work under analysis and bibliographic research of publications that include debates, that are characterized as denunciations of the failure to observe the right to the city in Brazil. The results show that, in recent years, authors in the field of Administration have used the concept presented by Harvey (2014) to unveil the city as a field of struggles and disputes by social agents with different projects. Understanding the concept is essential in this field as it allows a new conception at the city, based on interdisciplinary connections, and contributes to the knowledge of collective organizational practices in cities.
Keywords: Right to the city. City. Production of Space. City-organization.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Administração da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexa-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ao) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, assim como os dados da identificação dos autores, conforme modelos abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ___________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
_____________________________
_____________________________
_____________________________
- Declaração de Responsabilidade – Certifico(amos) que o artigo apresenta um trabalho inédito, de minha(nossa) autoria, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, seja no formato eletrônico ou impresso. Certifico(amos) que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública a responsabilidade pelo conteúdo. (No caso de artigos com mais de três autores a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme especificado a seguir: contribuição substancial para a concepção e planejamento do projeto, obtenção dos dados ou análise e interpretação dos dados; contribuição significativa na elaboração do manuscrito ou na revisão crítica do conteúdo; participação da aprovação da versão final do manuscrito).
- Transferência de Direitos Autorais – Declaro(amos) concordar que os direitos autorais referentes ao artigo publicado serão de propriedade exclusiva da Revista de Administração da UEG, vedada sua reprodução parcial ou total em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia e necessária autorização.
Assinam todos os autores
Local e data
--------------------------
Identificação dos autores:
Encaminhar os nomes completos dos autores (em ordem em que serão publicados), contendo as seguintes informações: minicurrículo (somente com as principais informações sobre formação acadêmica e instituição de vínculo atual, bem como cargo que ocupa; e-mail para contato). Para o autor principal, o endereço completo é necessário.