A importância da satisfação dos colaboradores e o clima motivacional nas organizações
Resumo
RESUMO: Entender a motivação humana é um desafio para os gestores, em face da importância de se manter os colaboradores motivados para o bom funcionamento da organização e correspondente contribuição para o sucesso e sobrevivência da empresa no mercado de atuação. Este estudo teve como objetivo analisar as opiniões e atitudes dos colaboradores de empresas do setor privado de uma pequena cidade do Estado do Paraná, Brasil, em relação ao ambiente de trabalho e correspondente compreensão do clima motivacional por eles vivenciado. Adotou-se como método a pesquisa bibliográfica e a coleta de dados primários por meio de questionário, em uma amostra probabilística de 100 trabalhadores. Dentre os resultados, observaram-se níveis de concordâncias com os enunciados de forma difusa, mas que indicam certa tendência de que os participantes do estudo sentem-se realizados profissionalmente (63%); que o cargo por eles exercido proporciona satisfação profissional (47%); concordam que o salário é satisfatório (39%); e entendem que a empresa proporciona crescimento profissional (44%). Esses resultados mostram as percepções de trabalhadores de distintos segmentos empresariais e poderão contribuir para o entendimento de como a temática motivação é conduzida em organizações situadas em pequenas cidades. Também, apontar caminhos para a condução de estudos que envolvam essa temática para verificar se a motivação sofre variabilidade quando comparadas as percepções de trabalhadores de empresas situadas em grandes e pequenas cidades.
Palavras-Chave: Clima motivacional. Ambiente de trabalho. Motivação.
ABSTRACT: Understanding human motivation is a challenge for managers, given the importance of keeping employees motivated for the smooth running of the organization and corresponding contribution to the company's success and survival in the market. This study aimed to analyze the opinions and attitudes of employees of private sector companies in a small city in the State of Paraná, Brazil, in relation to the work environment and corresponding understanding of the motivational climate they experienced. Bibliographic research and primary data collection were used as a method through a questionnaire, in a probabilistic sample of 100 workers. Among the results, there were levels of agreement with the statements in a diffuse way, but which indicate a certain tendency that the study participants feel professionally fulfilled (63%); that the position they hold provides them professional satisfaction (47%); they agree that the salary is satisfactory (39%); and understand that the company provides them professional growth (44%). These results show the perceptions of workers from different business segments and may contribute to the understanding of how the motivation theme is conducted in organizations located in small cities. Also, point out ways to conduct studies that involve this theme to verify whether motivation suffers variability when comparing the perceptions of workers from scompanies located in large and small cities.
Keywords: Motivational climate. Work environment. Motivation.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Administração da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexa-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ao) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, assim como os dados da identificação dos autores, conforme modelos abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ___________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
_____________________________
_____________________________
_____________________________
- Declaração de Responsabilidade – Certifico(amos) que o artigo apresenta um trabalho inédito, de minha(nossa) autoria, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, seja no formato eletrônico ou impresso. Certifico(amos) que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública a responsabilidade pelo conteúdo. (No caso de artigos com mais de três autores a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme especificado a seguir: contribuição substancial para a concepção e planejamento do projeto, obtenção dos dados ou análise e interpretação dos dados; contribuição significativa na elaboração do manuscrito ou na revisão crítica do conteúdo; participação da aprovação da versão final do manuscrito).
- Transferência de Direitos Autorais – Declaro(amos) concordar que os direitos autorais referentes ao artigo publicado serão de propriedade exclusiva da Revista de Administração da UEG, vedada sua reprodução parcial ou total em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia e necessária autorização.
Assinam todos os autores
Local e data
--------------------------
Identificação dos autores:
Encaminhar os nomes completos dos autores (em ordem em que serão publicados), contendo as seguintes informações: minicurrículo (somente com as principais informações sobre formação acadêmica e instituição de vínculo atual, bem como cargo que ocupa; e-mail para contato). Para o autor principal, o endereço completo é necessário.