ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA INTRODUÇÃO DE UM PRODUTO NO MERCADO FERROVIÁRIO BRASILEIRO - UM ESTUDO DE CASO

  • Leandro Rivelli Texeira Nogueira UNIFAL-MG
  • Maria Aparecida Curi
  • Adriano Antonio Nuitin
  • Weslay Carlos Ribeiro UNIFAL

Resumo

O trabalho buscou analisar, por meio de dados secundários e observaçãoparticipante, como se deu a estratégia de introdução do truque “composto de chapa”, umproduto inovador, no mercado ferroviário nacional. Foi verificado que a Cooperativa Deltase preocupou em reduzir ao máximo o custo de troca de seus clientes, visto que o truque éum produto que necessita de manutenções periódicas e que para esta manutenção sãonecessários vários equipamentos, pessoal e know how. Para a redução do referido custo, acooperativa primou pela produção de um truque de chapa com características técnicassimilares aos fundidos, atualmente mais usados pelo setor ferroviário no país. Assim, podeseconcluir que a cooperativa, ao utilizar a inovação tecnológica agregando valor ao seuproduto e também analisar os custos de troca pelo ponto de vista de seus clientes,adequando seu produto a estas necessidades, além de possuir um produto de baixo custo deaquisição, escolheu uma estratégia adequada.

Biografia do Autor

Weslay Carlos Ribeiro, UNIFAL
Doutorando
Publicado
2011-12-29
Seção
Artigos