A (In)Visibilidade da Avaliação de Desempenho Individual na perspectiva de servidores públicos de uma instituição federal
Resumo
RESUMO: No mundo das organizações, o desempenho no trabalho vem sendo objeto de análise há várias décadas, em função das novas configurações que vem se formando dentro desse cenário fazendo esse conceito tomar novos sentidos. Nesse prisma, o gerenciamento público tem buscado adequar o desempenho à estratégia organizacional, utilizando a Avaliação de desempenho como aporte para que os servidores cumpram metas e resultados plenos. Identificar a visão dos servidores técnicos administrativos e coordenadores sobre a Avaliação de Desempenho Individual (ADI) implantada em uma Organização Pública de Saúde (OPS) à luz do Decreto n. 7.133/2010 constituiu-se do objetivo geral deste estudo. A metodologia classifica-se como quali-quantitativa, exploratória e descritiva, com adoção de questionário e entrevista para a coleta de dados. A população constitui-se por servidores contemplados pela Portaria n. 3.627, de 19 de novembro de 2010, lotados no Ministério da Saúde, na unidade de Brasília-DF. Os dados coletados foram submetidos à estatística descritiva, utilizando média e desvio padrão para amostras independentes. Os resultados apontam que a percepção dos servidores técnicos administrativos submetidos ao processo de ADI é favorável à vinculação da avaliação à remuneração. Conclui-se que muitos dos coordenadores vêem o processo de avaliação como um mero instrumento de formalidade para conceder o aumento salarial aos servidores. Sugere-se primeiramente que seja socializada a importância da avaliação para a alta administração e, depois, descentralizada até o nível técnico administrativo.
Palavras-Chave: Avaliação de desempenho individual. Visibilidade. Benefícios.
ABSTRACT: In the world of organizations, performance at work has been the object of analysis for several decades, in light of the new settings that are formed inside this scenario, doing this concept take new directions. In this way, the public management has sought to adapt performance to the organizational strategy, using the Evaluation of performance as a contribution to the workers meet goals and full results. Identify the vision of administrative technicians and coordinators on the evaluation of Individual Performance (ADI), implanted in a Public Health Organization (PHO) in the light of the Decree no. 7.133/2010, consisted of the general objective of this study. The methodology is classified as quali-quantitative, exploratory and descriptive, with adoption of questionnaire and interview for data collection. The population is only workers who are covered by the Decree no. 3,627, of 19 November 2010, settled in Brasília - DF. The collected data were submitted to descriptive statistics, with mean standard deviation and t-test for independent samples. It is concluded that many of the coordinators see the evaluation process as a mere instrument of formality to grant the salary increase to the workers. It is suggested, at first, to be socialized the assessment importance for the high administration, and then to be decentralized to the administrative technical level.
Keywords: Assessment of individual performance. Visibility. Benefits..
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