Espiritualidade e Busca pelo Desenvolvimento Humano nas Organizações
um estudo qualitativo genérico na Região Serrana do Rio Grande do Sul
Resumo
RESUMO: O tema espiritualidade ganha espaço no ambiente organizacional como forma de compreensão mais plena do ser humano. Para as organizações, o desenvolvimento humano é um diferencial para o crescimento econômico por meio do entendimento da individualidade de cada profissional. O objetivo deste estudo foi analisar a importância da espiritualidade como valor estimulado para o desenvolvimento humano dentro das organizações. Realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa por meio da técnica de coleta de dados de entrevistas em profundidade, com roteiro semiestruturado com gestores e especialistas do tema localizados na região serrana do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo e os resultados apontaram divergências das práticas e entendimentos sobre a espiritualidade nas organizações. Mesmo assim, houve concordância sobre a importância do tema, ligada às práticas de âmbito cultural da empresa mais do que como um aspecto humanístico estruturado a ser trabalhado. Foram propostos direcionamentos no sentido de potencializar o desenvolvimento humano por meio da espiritualidade nas organizações.
Palavras-Chave: Espiritualidade. Desenvolvimento humano. Aprendizado organizacional.
ABSTRACT: The topic of spirituality has gained prominence in the organizational environment as a way of better understanding human being. For organizations, human development is a differential for economic growth through the understanding of the individuality of each professional. The purpose of this study was to analyze the importance of spirituality as a stimulated value for human development within organizations. A research with a qualitative approach was carried out through the technique of data collection of in-depth interviews, with semi-structured script with managers and specialists of the subject located in the mountainous region of the state of Rio Grande do Sul. Data were analyzed through the technique of content analysis and the results pointed out differences of practices and understandings about spirituality in organizations. Even so, there was agreement on the importance of the theme, linked to the cultural practices of the company rather than as a structured humanistic aspect to be worked on. Directions have been proposed to enhance human development through spirituality in the organizations.
Keywords: Spirituality. Human development. Organizational learning.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Administração da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexa-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ao) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, assim como os dados da identificação dos autores, conforme modelos abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ___________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
_____________________________
_____________________________
_____________________________
- Declaração de Responsabilidade – Certifico(amos) que o artigo apresenta um trabalho inédito, de minha(nossa) autoria, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, seja no formato eletrônico ou impresso. Certifico(amos) que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública a responsabilidade pelo conteúdo. (No caso de artigos com mais de três autores a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme especificado a seguir: contribuição substancial para a concepção e planejamento do projeto, obtenção dos dados ou análise e interpretação dos dados; contribuição significativa na elaboração do manuscrito ou na revisão crítica do conteúdo; participação da aprovação da versão final do manuscrito).
- Transferência de Direitos Autorais – Declaro(amos) concordar que os direitos autorais referentes ao artigo publicado serão de propriedade exclusiva da Revista de Administração da UEG, vedada sua reprodução parcial ou total em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia e necessária autorização.
Assinam todos os autores
Local e data
--------------------------
Identificação dos autores:
Encaminhar os nomes completos dos autores (em ordem em que serão publicados), contendo as seguintes informações: minicurrículo (somente com as principais informações sobre formação acadêmica e instituição de vínculo atual, bem como cargo que ocupa; e-mail para contato). Para o autor principal, o endereço completo é necessário.