Análise dos Benefícios do Gerenciamento da Rotina no Desempenho Operacional

Autores

  • Pollyanna Ladeira Talão Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Carolina Pariz Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Syntia Lemos Cotrim Universidade Estadual de Maringá
  • Gislaine Camila Lapasini Leal Universidade Estadual de Maringá
  • Edwin Vladimir Cardoza Galdamez Universidade Estadual de Maringá

Resumo

RESUMO: No cenário competitivo, em que as organizações se encontram inseridas, a gestão dos processos constitui-se em importante ferramenta para a melhoria dos resultados e, consequentemente, manutenção da competitividade. Este estudo objetivou descrever a metodologia de implantação do Gerenciamento da Rotina em um processo do setor comercial de varejo de uma cooperativa agroindustrial, bem como analisar os resultados alcançados a partir das melhorias implementadas. O método escolhido foi o estudo de caso, de abordagem qualitativa, com a adoção da metodologia de Gerenciamento da Rotina. Os resultados obtidos após a aplicação de todas as etapas descritas pelo método apontaram para ganhos em termos de redução de tempo na execução do processo em estudo, o que forneceu subsídios para a tomada de decisões, com reflexos positivos na melhoria da qualidade dos serviços prestados pela cooperativa. A ferramenta mostrou-se efetiva e demonstra a importância do Gerenciamento da Rotina como estratégia de melhoria contínua e alinhamento estratégico para o setor estudado.

Palavras-Chave: Gerenciamento da Rotina. Desempenho. Processo Operacional.

 

ABSTRACT: In the competitive scenario, in which, the organizations are inserted, the management of the processes constitutes an important tool for the results improvement and, consequently, the competitiveness maintenance. This study aimed to describe the methodology of implementation of Routine Management in a retail business process in an Agroindustrial cooperative, as well as to analyze the results obtained from the implemented improvements. The method chosen was the case study, with a qualitative approach, with the adoption of the Routine Management methodology. The results obtained after applying all the steps described by the method pointed to gains in terms of time reduction in the execution of the study process, which provided subsidies for decision making, with positive effects in improving the quality of the services provided by the cooperative. The tool was effective and demonstrates the importance of Routine Management as a strategy of continuous improvement and strategic alignment for the sector studied.

Keywords: Routine Management. Performance. Operational Process.

Biografia do Autor

  • Edwin Vladimir Cardoza Galdamez, Universidade Estadual de Maringá

    Programa de P´ós-Graduação em Ciências Contábeis (PCO)

    Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PGP)

Downloads

Publicado

2019-08-30

Edição

Seção

Artigos