A percepção dos colaboradores sobre como utilizar o marketing pessoal no ambiente organizacional

Autores

  • Tatiana Batista do Nascimento Santos Faculdade CNEC Unaí
  • Gevair Campos

Resumo

RESUMO: O marketing pessoal é utilizado como instrumento para ressaltar as competências e habilidades dos indivíduos no ambiente de trabalho. Assim, o presente estudo teve como objetivo demonstrar a percepção dos colaboradores sobre como o marketing pessoal pode ser utilizado para reconhecimento do indivíduo no ambiente organizacional. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa quantitativa, descritiva e bibliográfica em que foram aplicados questionários em uma amostra de 25 colaboradores de uma empresa do segmento de máquinas agrícolas da cidade Unaí – MG.  Os resultados demonstraram que a maior parte dos participantes usa o marketing pessoal e suas ferramentas como aliados na carreira profissional. O grau de importância que os colaboradores atribuíram para a imagem pessoal e profissional justifica o uso de ferramentas do marketing pessoal no ambiente organizacional, o que contribui para o entendimento teórico das relações dos colaboradores das organizações com as práticas de marketing pessoal.

Palavras-Chave: Marketing Pessoal. Competências.  Imagem Pessoal.

 ABSTRACT: Personal marketing is used as an instrument to highlight the skills and abilities of individuals in the workplace. Thus, the present study aimed to demonstrate the employees' perception about how personal marketing can be used in order to acknowledge the individual in the organizational environment. The study was developed through quantitative, descriptive and bibliographic research in which questionnaires were applied to a sample of 25 employees of a company of the agricultural machinery segment of the city of Unaí - state of Minas Gerais, Brazil. The results showed that most participants use personal marketing and its tools as allies in their professional career. The degree of importance that employees gave to their personal and professional image justifies the use of personal marketing tools in the organizational environment, which contributes to the theoretical understanding about the relationship of the employees with personal marketing practices with personal marketing practices.

 Keywords: Personal marketing. Competencies. Personal image.

Biografia do Autor

  • Tatiana Batista do Nascimento Santos, Faculdade CNEC Unaí

    Graduanda em Administração pela Faculdade CNEC Unaí

  • Gevair Campos
    Gevair Campos é mestre em Agronegócios pelo PROPAGA - Programa de Pós graduação em Agronegócios da Universidade de Brasília -UnB; É especialista em Gestão do Agronegócio e Legislação Ambiental pela Universidade Cândido Mendes - UCAM; Graduado em Administração pelo Instituto de Ensino Superior Cenecista - INESC; Técnico em Agropecuária pela Escola Estadual Juvêncio Martins Ferreira (Escola Agrícola de Unaí). Profissionalmente é Fiscal Assistente Agropecuário do Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA. Tem se experiência com bovinocultura de leite e de corte, culturas anuais e perenes, e suinocultura, além de legislação e ações relacionadas a Defesa Sanitária Animal e Vegetal. Multiplicador no IMA do Programa SIGES - Sistema de Gestão de Estabelecimentos. Tem prática com programa de análise estatística de dados SPSS. Exerce também a função de Docente na Faculdade CNEC Unaí, no curso de Administração.

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Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Artigos