A percepção dos colaboradores sobre como utilizar o marketing pessoal no ambiente organizacional
Resumo
RESUMO: O marketing pessoal é utilizado como instrumento para ressaltar as competências e habilidades dos indivíduos no ambiente de trabalho. Assim, o presente estudo teve como objetivo demonstrar a percepção dos colaboradores sobre como o marketing pessoal pode ser utilizado para reconhecimento do indivíduo no ambiente organizacional. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa quantitativa, descritiva e bibliográfica em que foram aplicados questionários em uma amostra de 25 colaboradores de uma empresa do segmento de máquinas agrícolas da cidade Unaí – MG. Os resultados demonstraram que a maior parte dos participantes usa o marketing pessoal e suas ferramentas como aliados na carreira profissional. O grau de importância que os colaboradores atribuíram para a imagem pessoal e profissional justifica o uso de ferramentas do marketing pessoal no ambiente organizacional, o que contribui para o entendimento teórico das relações dos colaboradores das organizações com as práticas de marketing pessoal.
Palavras-Chave: Marketing Pessoal. Competências. Imagem Pessoal.
ABSTRACT: Personal marketing is used as an instrument to highlight the skills and abilities of individuals in the workplace. Thus, the present study aimed to demonstrate the employees' perception about how personal marketing can be used in order to acknowledge the individual in the organizational environment. The study was developed through quantitative, descriptive and bibliographic research in which questionnaires were applied to a sample of 25 employees of a company of the agricultural machinery segment of the city of Unaí - state of Minas Gerais, Brazil. The results showed that most participants use personal marketing and its tools as allies in their professional career. The degree of importance that employees gave to their personal and professional image justifies the use of personal marketing tools in the organizational environment, which contributes to the theoretical understanding about the relationship of the employees with personal marketing practices with personal marketing practices.
Keywords: Personal marketing. Competencies. Personal image.
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