Estrutura de capital
Bibliometria sobre a produção científica brasileira no período 2007-2016
Resumo
RESUMO: Desde a obra seminal de Modigliani e Miller (1958), a discussão sobre a Estrutura de Capital gira em torno da existência ou não de uma estrutura ótima de capital. Nesse sentido, é importante compreender como a pesquisa sobre esse assunto foi conduzida no Brasil ao longo dos anos, a fim de identificar possíveis lacunas e oportunidades de pesquisa na área. Este estudo objetivou identificar as principais teorias adotadas no tocante à estrutura de capital em produções científicas brasileiras, adotando-se como método a análise bibliométrica, realizada a partir das publicações encontradas nos periódicos científicos nacionais com classificação “A” na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, segundo os critérios Quali (Capes). Baseando-nos nas evidências encontradas, foi possível inferir que os pesquisadores sobre estrutura de capital no Brasil apresentam a tendência de serem doutores, pertencerem a uma instituição de ensino superior das Regiões Sul e Sudeste, e pesquisar as teorias do Pecking Order e/ou do Trade-off. Isso reflete o avanço do debate com o surgimento de novas teorias sobre a existência ou não de uma estrutura ótima de capital.
Palavras-Chave: Estrutura de Capital. Trade-off. Pecking Order. Bibliometria.
ABSTRACT: Since Modigliani and Miller’s seminal work in 1958, the debate about Capital Structure revolves around the existence or not of optimal capital structure. Therefore, it is important to understand how research about this subject was conducted in Brazil over the years, in order to identify possible gaps and research opportunities in the area. This study aimed to identify the main theories adopted at the capital structure in Brazilian scientific researches, conducting a bibliometric survey based on publications in the national scientific journals with quality "A" in the area of Administration, Accounting Sciences and Tourism, according to the Quali (Capes) criteria. Based on the evidence, it was possible to infer that researchers on capital structure in Brazil tend to be doctors, belong to a higher education institution of the South and Southeast regions, and research, most of the time, the Pecking Order and Trade-off theories. The result suggests that there is a progress on the debate about capital structure, and also points out the emergence of some new theories about the existence or not of optimal capital structure.
Keywords: Capital Structure. Trade-off. Pecking Order. Bibliometric.
.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Administração da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexa-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ao) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, assim como os dados da identificação dos autores, conforme modelos abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ___________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
_____________________________
_____________________________
_____________________________
- Declaração de Responsabilidade – Certifico(amos) que o artigo apresenta um trabalho inédito, de minha(nossa) autoria, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, seja no formato eletrônico ou impresso. Certifico(amos) que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública a responsabilidade pelo conteúdo. (No caso de artigos com mais de três autores a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme especificado a seguir: contribuição substancial para a concepção e planejamento do projeto, obtenção dos dados ou análise e interpretação dos dados; contribuição significativa na elaboração do manuscrito ou na revisão crítica do conteúdo; participação da aprovação da versão final do manuscrito).
- Transferência de Direitos Autorais – Declaro(amos) concordar que os direitos autorais referentes ao artigo publicado serão de propriedade exclusiva da Revista de Administração da UEG, vedada sua reprodução parcial ou total em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia e necessária autorização.
Assinam todos os autores
Local e data
--------------------------
Identificação dos autores:
Encaminhar os nomes completos dos autores (em ordem em que serão publicados), contendo as seguintes informações: minicurrículo (somente com as principais informações sobre formação acadêmica e instituição de vínculo atual, bem como cargo que ocupa; e-mail para contato). Para o autor principal, o endereço completo é necessário.