Cálculo e análise de Índice de Desempenho Econômico e Financeiro de empresas agroindustriais no Brasil

Autores

Resumo

É de fundamental importância analisar o comportamento econômico e financeiro de empresas do agronegócio, mensurando o desempenho empresarial, a (in)eficiência na utilização dos recursos, as causas das alterações da situação financeira e da rentabilidade, a evidência de falhas da administração e a avaliação de alternativas viáveis e futuras, mostrando o comportamento das empresas ao longo de determinado período de tempo para a tomada de decisões. Assim, objetiva-se elaborar e analisar índice de desempenho econômico e financeiro de agroindústrias do Brasil no período de 2013 a 2015. A amostra foi composta por 82 empresas agroindustriais de capital aberto e fechado. Como ferramenta metodológica, empregou-se a análise descritiva e multivariada de dados, mais especificamente a análise fatorial. A análise descritiva média dos indicadores, por setor de atuação, retrata melhores resultados para o setor de alimentos e bebidas e piores resultados para o setor de açúcar e álcool e papel e celulose. Já a análise por região mostra tendência de crescimento no período de 2014 e redução, em 2015, do nível de endividamento e rentabilidade, comparativamente ao período de 2013. Quanto à elaboração e análise do índice de desempenho econômico-financeiro (IDEF), destacaram-se as empresas dos setores de alimentos e bebidas, açúcar e álcool pertencentes às regiões Sul e Sudeste do Brasil. Observa-se, na análise estatística das empresas por setores e regiões, instabilidade financeira e econômica para o período analisado.

Palavras-Chave: Análise Fatorial. Performance. Agronegócio.

Biografia do Autor

  • EDSON RÔMULO DE SOUSA SANTOS, UFC

    Professor do Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Centro de Ensino Tecnológico, Brasil e Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

  • KILMER COELHO CAMPOS, UFC
    Professor Associado I do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
  • ROBÉRIO TELMO CAMPOS, UFC
    Professor Titular do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus Pici e Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE – PIMES).
  • JOSÉ VALMIR FEITOSA, UFCA

    Professor Associado II da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Doutor em Zootecnia - Produção Animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Downloads

Publicado

2019-04-26

Edição

Seção

Artigos