Orientação para mercado internacional:
uma análise da evolução dos estudos de orientação para mercado
Resumo
RESUMO: A orientação para o mercado, no âmbito doméstico e internacional, compõe uma relevante discussão de pesquisa em marketing estratégico, e proporciona uma compreensão de como as empresas podem atingir e manter uma vantagem competitiva no cenário mercadológico. Apesar da maturidade das pesquisas em orientação para o mercado, ainda nota-se uma carência de averiguações acerca da evolução dos estudos sobre orientação para o mercado doméstico e internacional. O presente estudo teórico aborda a literatura sobre orientação para o mercado interno e externo, com o objetivo de pesquisar a evolução dos estudos, principalmente no âmbito internacional. Para tanto, o método utilizado é a Revisão da Literatura, considerando os anos de 1990 a 2018, nas bases de dados Web of Science, Periódicos CAPES, Google Scholar e em periódicos científicos selecionados. Os resultados evidenciaram que houve uma evolução nos estudos, principalmente, em virtude das mudanças em questões sociais, econômicas e mercadológicas ocorridas ao longo do tempo.
Palavras-Chave: Orientação para o mercado. Negócios Internacionais. Marketing Estratégico.
ABSTRACT: Market orientations, both domestic and international, compose a relevant discussion of strategic marketing research, and provide an understanding of how companies can achieve and maintain a competitive advantage in the marketing landscape. Despite the maturity of the market-oriented research, there is still a need to inquire about the evolution of studies on domestic and international market orientation. The present theoretical study addresses the literature on intern and foreign market orientation, with the objective of researching the evolution of market orientation studies, mainly at the international level. To do so, the method used is the Literature Review considering the years 1990 to 2018, in the Web of Science, CAPES Periodicals and Google Scholar databases, and in selected scientific journals. The results showed that there was an evolution in the studies, mainly due to the changes in social, economic and market questions that have occurred over time.
Keywords: Market Orientation. International Business. Strategical Marketing.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Administração da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexa-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ao) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, assim como os dados da identificação dos autores, conforme modelos abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ___________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
_____________________________
_____________________________
_____________________________
- Declaração de Responsabilidade – Certifico(amos) que o artigo apresenta um trabalho inédito, de minha(nossa) autoria, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, seja no formato eletrônico ou impresso. Certifico(amos) que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública a responsabilidade pelo conteúdo. (No caso de artigos com mais de três autores a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme especificado a seguir: contribuição substancial para a concepção e planejamento do projeto, obtenção dos dados ou análise e interpretação dos dados; contribuição significativa na elaboração do manuscrito ou na revisão crítica do conteúdo; participação da aprovação da versão final do manuscrito).
- Transferência de Direitos Autorais – Declaro(amos) concordar que os direitos autorais referentes ao artigo publicado serão de propriedade exclusiva da Revista de Administração da UEG, vedada sua reprodução parcial ou total em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia e necessária autorização.
Assinam todos os autores
Local e data
--------------------------
Identificação dos autores:
Encaminhar os nomes completos dos autores (em ordem em que serão publicados), contendo as seguintes informações: minicurrículo (somente com as principais informações sobre formação acadêmica e instituição de vínculo atual, bem como cargo que ocupa; e-mail para contato). Para o autor principal, o endereço completo é necessário.