Orientação para mercado internacional:

uma análise da evolução dos estudos de orientação para mercado

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Resumo

RESUMO: A orientação para o mercado, no âmbito doméstico e internacional, compõe uma relevante discussão de pesquisa em marketing estratégico, e proporciona uma compreensão de como as empresas podem atingir e manter uma vantagem competitiva no cenário mercadológico. Apesar da maturidade das pesquisas em orientação para o mercado, ainda nota-se uma carência de averiguações acerca da evolução dos estudos sobre orientação para o mercado doméstico e internacional. O presente estudo teórico aborda a literatura sobre orientação para o mercado interno e externo, com o objetivo de pesquisar a evolução dos estudos, principalmente no âmbito internacional. Para tanto, o método utilizado é a Revisão da Literatura, considerando os anos de 1990 a 2018, nas bases de dados Web of Science, Periódicos CAPES, Google Scholar e em periódicos científicos selecionados. Os resultados evidenciaram que houve uma evolução nos estudos, principalmente, em virtude das mudanças em questões sociais, econômicas e mercadológicas ocorridas ao longo do tempo.

Palavras-Chave: Orientação para o mercado. Negócios Internacionais. Marketing Estratégico.

 

ABSTRACT: Market orientations, both domestic and international, compose a relevant discussion of strategic marketing research, and provide an understanding of how companies can achieve and maintain a competitive advantage in the marketing landscape. Despite the maturity of the market-oriented research, there is still a need to inquire about the evolution of studies on domestic and international market orientation. The present theoretical study addresses the literature on intern and foreign market orientation, with the objective of researching the evolution of market orientation studies, mainly at the international level. To do so, the method used is the Literature Review considering the years 1990 to 2018, in the Web of Science, CAPES Periodicals and Google Scholar databases, and in selected scientific journals. The results showed that there was an evolution in the studies, mainly due to the changes in social, economic and market questions that have occurred over time.

Keywords: Market Orientation. International Business. Strategical Marketing.

Biografia do Autor

  • Lílian Laurência Leite, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

    Doutoranda em Administração no Programa de Pós Graduação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, RS, Brasil. Seus interesses e pesquisa incluem estudos sobre Marketing e estratégias organizacionais.

     

     

  • João Pedro Tavares Damasceno, Universidade Federal de Goiás (UFG)
    Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil. Seus interesses em pesquisa incluem estudos sobre Economia, Mercado Financeiro e Políticas Públicas.
  • Marizélia Ribeiro de Souza, Universidade Federal de Goiás (UFG)
    Mestre em Administração pela Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil. Seus interesses em pesquisa incluem estudos sobre Economia Criativa, Economia da Cultura, Mercado de Trabalho, Licitações.
  • Caroline Kretschmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

    Doutoranda em Administração e Bolsista Integral CAPES no Programa de Pós Graduação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, RS, Brasil. Seus interesses e pesquisa incluem estudos sobre capacidades dinâmicas, internacionalização e estratégias organizacionais.

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Publicado

2019-08-30

Edição

Seção

Artigos