Expectativas de ingressantes e grau de satisfação de concluintes de um curso de graduação em administração

Autores

  • Yasmin Meurer Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Zilton Bartolomeu Martins Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Resumo

Este estudo objetivou analisar as expectativas de ingressantes e o grau de satisfação de concluintes de um curso de graduação em Administração em relação ao curso escolhido. A metodologia utilizada classifica-se como quantitativa, descritiva e de levantamento, com a adoção de questionários validados e utilizados por Alflen, Mello e Martins (2017) para a coleta de dados. A população constituiu-se de acadêmicos matriculados no curso de graduação em Administração de uma universidade comunitária de Santa Catarina. Os dados coletados foram submetidos à estatística descritiva, com média, desvio-padrão e teste t para amostras independentes. Como principais resultados, percebeu-se que, de modo geral, as expectativas dos ingressantes foram maiores do que o grau de satisfação dos concluintes, demonstrando que os discentes ingressam na universidade com altas expectativas e, com a vivência e experiências acadêmicas, este grau se reduz. Além disso, os aspectos das Instituições de Ensino Superior (IES) e serviços de qualidade são os principais fatores que determinam, inicialmente, a escolha discente.

Palavras-Chave: Expectativas. Grau de Satisfação. Administração.

Biografia do Autor

  • Yasmin Meurer, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

    Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

  • Zilton Bartolomeu Martins, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

    Doutorando em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Docente do curso de Ciências Contábeis na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Downloads

Publicado

2019-04-26

Edição

Seção

Artigos