FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: O EFEITO PROPRIEDADE E A INFLUÊNCIA NAS VENDAS DE IMÓVEIS EM APARECIDA DE GOIÂNIA
Resumo
Devido a uma ineficiência da teoria econômica tradicional de considerar o serhumano como capaz de interagir racionalmente, as finanças comportamentais se desenvolvemem um contexto que busca a compreensão do comportamento irracional do ser humano,baseado em suas conjecturas cognitivas. Dentro dessa visão o efeito propriedade consiste nasupervaloração dos objetos que nos pertence, decorrente do simples fato de ser nosso,observa-se que valorizamos desse objeto decorre dele fazer “parte” de nós. Assim examinousea influência do efeito propriedade sobre a variação do preço pedido por um imóvel emrazão do preço negociado, essa diferença foi chamada de mais valia intrínseca. Para ainteração da mais valia intrínseca utilizou variáveis quantitativas (quantidade de membros,tempo de residência no imóvel) e qualitativas (sexo do proprietário, sentimento provocadopelo o imóvel). Os resultados encontrados para a amostra utilizada revela que a variáveltempo é a única das variáveis propostas que tem influência sobre o valor da mais valiaintrínseca.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Administração da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexa-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ao) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, assim como os dados da identificação dos autores, conforme modelos abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ___________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
_____________________________
_____________________________
_____________________________
- Declaração de Responsabilidade – Certifico(amos) que o artigo apresenta um trabalho inédito, de minha(nossa) autoria, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, seja no formato eletrônico ou impresso. Certifico(amos) que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública a responsabilidade pelo conteúdo. (No caso de artigos com mais de três autores a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme especificado a seguir: contribuição substancial para a concepção e planejamento do projeto, obtenção dos dados ou análise e interpretação dos dados; contribuição significativa na elaboração do manuscrito ou na revisão crítica do conteúdo; participação da aprovação da versão final do manuscrito).
- Transferência de Direitos Autorais – Declaro(amos) concordar que os direitos autorais referentes ao artigo publicado serão de propriedade exclusiva da Revista de Administração da UEG, vedada sua reprodução parcial ou total em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia e necessária autorização.
Assinam todos os autores
Local e data
--------------------------
Identificação dos autores:
Encaminhar os nomes completos dos autores (em ordem em que serão publicados), contendo as seguintes informações: minicurrículo (somente com as principais informações sobre formação acadêmica e instituição de vínculo atual, bem como cargo que ocupa; e-mail para contato). Para o autor principal, o endereço completo é necessário.