Evidenciação do capital intelectual em empresas brasileiras de capital aberto

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Resumo

O Capital Intelectual (CI), compreendido como o somatório do conhecimento proveniente das habilidades aplicadas (conhecimento tácito), pelos membros da organização, promove determinada vantagem competitiva por materializar-se a um bom relacionamento que de certa forma contribui para uma série de desenvolvimento, dentre elas, a indução por novas tecnologias. Sob esse contexto, adotou-se um enfoque às empresas de Nível 1 de Governança Corporativa, com a finalidade de investigar: como as companhias brasileiras pertencentes ao Nível I de Governança Corporativa estão evidenciando os seus elementos de CI nos Relatórios da Administração? Dessa maneira, o objetivo do estudo foi investigar se tais empresas divulgam elementos de CI, buscando compreender a forma de divulgação e os elementos priorizados na caracterização do CI nos Relatórios de Administração. O estudo foi descritivo de abordagem qualitativa onde foram analisadas 29 empresas pertencentes ao Nível 1 de Governança Corporativa e os resultados mostraram que apesar de as empresas não terem obrigatoriedade de evidenciar informações concernentes ao CI, todas evidenciam ao menos um dos elementos ‘competência dos colaboradores’, de forma semelhante ao estudo realizado por Reina, Vicente e Ensslin (2008). As demais frequências de evidenciação seguidas foram: ‘relações financeiras’ com 100%; ‘clientes’ com 90%; e ‘know-how’ com 41%.

Palavras-Chave: Capital Intelectual. Evidenciação. Nível1 de Governança Corporativa.

Biografia do Autor

  • Sara Lima Marinho, Universidade Federal de Uberlândia
    Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia
  • NILTON CESAR LIMA, Universidade Federal de Uberlândia
    Graduações em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Mestrado e Doutorado em Administração. Professor da Faculdade e do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2019-01-06

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Artigos