Microfranquia da Universidade Profissional (UNIPRO):

um fenômeno de prospecção de negócio em mulheres empreendedoras no curso de Administração da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) em Mossoró (RN)

Autores

  • Andreza Cristina de Sousa Fernandes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Antonio Jussei De Araujo Azevedo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Yaskara Pryscilla Dantas Costa
  • José Orlando Costa Nunes

Resumo

O setor de franquias apresenta um cenário otimista nos últimos anos para quem deseja abrir negócio próprio, principalmente às mulheres, e o franchising conseguiu estabelecer-se como uma das importantes alternativas de fazer negócios no Brasil. Este artigo tem como objetivo conhecer a visão das mulheres estudantes do curso de Administração da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) em Mossoró/RN em relação à aquisição de uma Microfranquia da Universidade Profissional. Em uma fase mais exploratória com o objetivo de conhecer melhor a organização foi realizado estudo de caso, além do estudo de campo que visou analisar a satisfação de 48 discentes em relação à proposta de negócio apresentada. No que diz respeito aos resultados, considera-se que os percentuais de concordância com as afirmações apresentadas aos sujeitos da pesquisa foram bastante satisfatórios, fato que habilita afirmar que as discentes enxergaram a Microfranquia da Universidade Profissional (UNIPRO) como uma grande possibilidade de mudar de vida financeira e realizar o sonho de possuir o próprio negócio.

Palavras-Chave: Empreendedorismo. Microfranquia. Universidade Profissional (Unipro).

Biografia do Autor

  • Andreza Cristina de Sousa Fernandes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
    Bacharela em Administração pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN , com experiência em Gestão da Qualidade e Materiais. Desenvolve pesquisas nas áreas de sustentabilidade, análise organizacional, empreendedorismo e contabilidade. 
  • Antonio Jussei De Araujo Azevedo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
    Graduando em Administração pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Desenvolve pesquisas na área de empreendedorismo e marketing.
  • Yaskara Pryscilla Dantas Costa
    Bacharela em Administração de Empresas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Já atuou como bolsista no Núcleo de Inovação Tecnológica NIT/CNPq na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN . Pós graduada em Gestão Pública pelo IFRN . Cursou Tutoria em EAD no SENAI/RN. Tem experiência profissional na área de Administração e desenvolve pesquisas nas áreas de qualidade e gestão em logística.
  • José Orlando Costa Nunes
    Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1989) Especialização em Gestão Hoteleira UFBA (1994); Especialização em Metodologia do Ensino Superior À Distância FVJ-CE (2010) e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2003).Foi coordenador dos cursos de graduação (Administração, Gestão Hospitalar, Processos Gerenciais , Recursos Humanos e Turismo) da Faculdade do Vale do Jaguaribe FVC/CE. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), exerceu até 2016 também nesta instituição a função de Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Administração de Sistemas de Qualidade. Atualmente é Consultor Técnico da Incubadora de Empresa - CITEC/UERN e Coordena o Curso de Pós-Graduação em Gestão de Capital Humano, uma parceria da UERN e Escola do Governo do RN. Tem experiência na área de Administração, Educação e Turismo, com ênfase em Hotelaria, Eventos e Cidades, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura Geral, empreendedorismo, recursos humanos, hotelaria, gestão de IES, gestão de Cidades, estratégia organizacional, cultura organizacional, Incubadoras de Empresa e Qualidade de Vida no Trabalho.

Downloads

Publicado

2019-01-06

Edição

Seção

Artigos