Rotatividade de pessoal:

um estudo de caso em uma empresa de auditoria independente

Autores

  • Luiz Fernando Gonçalves da Silva Araújo Universidade Federal de Goiás - UFG http://orcid.org/0000-0002-7543-7827
  • Tereza Cristina Pinheiro de Lima Pinheiro Lima Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO
  • Cláudio Santos Sérgio Filho Universidade Federal de Goiás - UFG/GO

Resumo

O estudo foi realizado em uma organização de auditoria independente, em Goiânia-GO e Distrito Federal-DF, com objetivo de verificar os motivos da rotatividade de pessoal nos cargos de auditor trainee, auditor pleno e auditor gerente, no fiscal year 2015/2016. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, quantitativa, classificada como estudo de caso. Para a coleta de dados utilizou-se questionários, com tratamento dos dados realizado em software Excel e submetido à análise da estatística descritiva. Os resultados indicam que, entre os trainees, os motivos foram cobrança e pressão excessiva com os prazos para realização dos serviços, a carga horária de trabalho que, em maioria, era superior a oito horas diárias, o excesso de viagens, a incompatibilidade com as atividades desenvolvidas e a busy season. Para os auditores plenos, as indicações foram as constantes viagens, a não identificação com a atividade desenvolvida e a sensação/dúvida de que o seu desenvolvimento estivesse sendo prejudicado por falta de preparo do superior. Os auditores gerentes destacaram para a falta de preparo do superior e que, seus pontos fortes, não eram bem aproveitados. Para estudos futuros, propõe-se ampliar o tamanho da população e investigar outros escritórios da companhia no Brasil, como também outras organizações de auditoria independente que estejam entre as big four.

Palavras Chave: Gestão de pessoas. Rotatividade. Auditoria Independente.

Biografia do Autor

  • Luiz Fernando Gonçalves da Silva Araújo, Universidade Federal de Goiás - UFG

    Possui graduação em Administração e especialização em Gestão de Pessoas, Marketing Estratégico e Coaching pela Faculdade Unida de Campinas - FacUnicamps. Mestrando em Gestão de Empresas, pela Universidade Lusófona - Portugal. Atualmente é professor substituto na Universidade Federal de Goiás/FACE (Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas), Membro do Núcleo de Pesquisas em Gestão, Políticas e Tecnologias de Informação da UFG, desde outubro de 2016. Consultor Empresarial nas áreas de OS&M, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira e Coaching. Foi Coordenador do curso de Administração e do Comitê de Gestão da Qualidade e Professor na Faculdade Noroeste, entre o período de (2014/2 a 2016/1).

  • Tereza Cristina Pinheiro de Lima Pinheiro Lima, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO
    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2007). Mestre em Educação - UFG (2001). Especialista em Administração de Recursos Humanos - UCG. Graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1981). Professora Adjunto da Universidade Católica de Goiás, desde 1984. Membro do Consekho da Escola de Gestão e Negócios da Pontificia Universidade Católica de Goiás de 2015 até os dias atuais. Coordenadora do Nucleo de Pesquisa em Administração - NUPAD da PUCGOIAS - 2012 - 2016. Coordenadora local do MINTER - Programa de Mestrado em Administração da UNISINOS (2009-2010). Professora Titular da Escola Superior de Negócios - ESUP - Curso de Administração certificado pela Fundação Getúlio Vargas. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Escola Superior de Negócios. Autora dos livros O Curso de Administração da Universidade Católica de Goiás (Ed.PUCGOIÁS, 2001), A História da Administração no Brasil e em Goiás (Ed.PUCGOIÁS, 2009) e SICOOB AGRORURAL: uma história escrita a várias mãos (Ed.PUCGOIÁS, 2011). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando nas áreas de psicologia organizacional, gestão de pessoas, cooperativismo, ensino superior, metodologia do ensino superior e metodologia de pesquisa. Professora de Programas de Pós-graduação. Palestrante. Professora dos Programas de Cooperativismo do SESCOOP/GOIAS.
  • Cláudio Santos Sérgio Filho, Universidade Federal de Goiás - UFG/GO

    Graduando em Administração pela UFG/GO, atualmente trabalha em uma empresa de auditoria indepentente, como auditor contábil.

Downloads

Publicado

2019-01-06

Edição

Seção

Artigos