SISTEMAS DE INCENTIVOS E REMUNERAÇÃO DE EXECUTIVOS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA

  • Roberto Francisco de Souza PPGC - Programa de Pós - Graduação / Mestrado em Contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Leila Aparecida Scherer Weiss UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
  • Denize Cavichioli UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
  • Delci Grapegia Dal Vesco UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

Resumo

Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de investigar as abordagens sobre sistemas de incentivo e remuneração no contexto das pesquisas publicadas em periódicos nacionais, o qual justifica-se pela importância do tema para os estudos organizacionais, bem como a limitação de informações sobre a remuneração dos agentes, onde apontam-se necessários mais estudos sobre o assunto, abrindo caminho para novas pesquisas. A principal contribuição que se pretende neste estudo é apresentar as pesquisas que vêm sendo publicadas sobre os sistemas de incentivos e remuneração de executivos e criar vínculo para futuras pesquisas. Para tanto realizou-se uma pesquisa sociométrica com perspectiva longitudinal em 31 artigos. A pesquisa é caracterizada como descritiva quanto aos objetivos, documental quanto aos procedimentos e quantitativa e qualitativa quanto à abordagem do problema. A técnica utilizada foi bibliometria e análise de redes. Entre os resultados, destaca-se a existência de poucas pesquisas pertinentes ao tema, além de concentração de pesquisas em uma única instituição, no entanto, com uma diversidade de autores, embora não estejam diretamente relacionados.

 

Biografia do Autor

Roberto Francisco de Souza, PPGC - Programa de Pós - Graduação / Mestrado em Contabilidade - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestre em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Professor no Centro Universitário Mauricio de Nassau (UNINASSAU)

 
Leila Aparecida Scherer Weiss, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

Mestra em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

   
Denize Cavichioli, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

Contadora na Câmara Municipal de Guaraniaçu e professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC PR

 
Delci Grapegia Dal Vesco, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

Pós-doutora em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná-UFPR; doutora em Contabilidade e Administração pela Universidade Regional de Blumenau, SC; mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná, PR. Coordenadora e Professora do Mestrado em Contabilidade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Campus de Cascavel-PR. Professora do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Campus de Cascavel-PR. Professora do curso de graduação de Ciências Contábeis e do Membro do Núcleo de Pesquisas em Controladoria e Sistemas de Controle Gerencial da UFSC.

 
Publicado
2020-11-02
Seção
Artigos