A importância da contabilidade gerencial no processo de tomada de decisões em uma empresa de materiais para construção

Autores

  • Mariane Teixeira Rodrigues
  • Gevair Campos Faculdade CNEC Unaí

Palavras-chave:

1. Contabilidade Gerencial. 2. Tomada de decisões. 3. Relatórios gerenciais.

Resumo

A contabilidade gerencial é responsável por fornecer aos gestores instrumentos que garantam mais confiabilidade aos processos administrativos. Os relatórios contábeis e gerenciais são ferramentas de auxílio que oferecem mais credibilidade aos resultados. Este artigo objetivou compreender a percepção do gestor de uma empresa de materiais de construção a respeito da importância da contabilidade gerencial para as empresas por meio da análise de como as informações contábeis podem influenciar e contribuir para o processo de tomada de decisões. Tomou-se por base uma empresa varejista de materiais para construção. Os dados secundários foram levantados através de pesquisa bibliográfica e os primários a partir de uma entrevista com o administrador da empresa. Constatou-se que a empresa pesquisada não faz o uso adequado de todos os relatórios gerenciais disponíveis e que há uma deficiência na utilização das demonstrações contábeis. Os relatórios gerenciais mais utilizados são o de custo e estoque, e mesmo reconhecendo a importância do uso dos relatórios contábeis, o administrador não faz seu uso no dia a dia para a tomada de decisão na empresa. Mesmo não fazendo o uso dos relatórios contábeis nos processos de tomada de decisão, a empresa permanece no mercado há 27 anos.

Biografia do Autor

  • Mariane Teixeira Rodrigues

    Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade CNEE Unaí. Endereço: Rua Djalma Torres, 1151, Bairro Cachoeira, Unaí – MG. 38610-000.

  • Gevair Campos, Faculdade CNEC Unaí
    Gevair Campos é mestre em Agronegócios pelo PROPAGA - Programa de Pós graduação em Agronegócios da Universidade de Brasília -UnB; É especialista em Gestão do Agronegócio e Legislação Ambiental pela Universidade Cândido Mendes - UCAM; Graduado em Administração pelo Instituto de Ensino Superior Cenecista - INESC; Técnico em Agropecuária pela Escola Estadual Juvêncio Martins Ferreira (Escola Agrícola de Unaí). Profissionalmente é Fiscal Assistente Agropecuário do Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA. Tem se experiência com bovinocultura de leite e de corte, culturas anuais e perenes, e suinocultura, além de legislação e ações relacionadas a Defesa Sanitária Animal e Vegetal. Multiplicador no IMA do Programa SIGES - Sistema de Gestão de Estabelecimentos. Tem prática com programa de análise estatística de dados SPSS. Exerce também a função de Docente na Faculdade CNEC Unaí, no curso de Administração.

Downloads

Publicado

2018-09-07

Edição

Seção

Artigos