RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E USO DE INICIATIVAS DE MARKETING PARA O BEM ESTAR DA SOCIEDADE: ESTUDO NO APL MOVELEIRO DE UBÁ

Autores

  • Andréia Aparecida Albino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba
  • Vanessa Oliveira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba
  • Marcos Inácio Severo de Almeida Universidade Federal de Goiás
  • Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho Lima Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

APL Moveleiro de Ubá, marketing de causas sociais, marketing social, marketing societal, responsabilidade social corporativa.

Resumo

O presente trabalho investigou o Arranjo Produtivo Local Moveleiro de Ubá, com o objetivo de identificar ações de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) desenvolvidas pelas empresas participantes do APL. Posteriormente, buscou-se identificar nessas ações iniciativas de Marketing de Causas Sociais, Marketing Social e de Marketing Societal. Trata-se de um estudo de caso de natureza descritiva e de abordagem quali - quantitativa. Os principais resultados revelam que: (1) várias empresas não desenvolvem tais ações; (2) e das empresas que trabalham com ações desse gênero, muitas não desempenham a comunicação de forma clara.

 

Biografia do Autor

  • Andréia Aparecida Albino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba
    Professora do Departamento de Ciências Gerenciais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba. Doutoranda em Administração pela PUC-Rio.
  • Vanessa Oliveira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba

    Graduanda em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba.

  • Marcos Inácio Severo de Almeida, Universidade Federal de Goiás
    Professor Assistente da Universidade Federal de Goiás. Doutorando em Administração pela Universidade de Brasília.
  • Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho Lima, Universidade Federal de Viçosa
    Universidade Federal de Viçosa

Downloads

Publicado

2013-01-09

Edição

Seção

Artigos