ESTILOS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Ana Paula Pereira dos Passos UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
  • Helena Wollinger UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

Palavras-chave:

Estilos de Aprendizagem. Administração. Bibliométrica.

Resumo

Este estudo objetivou mapear a evolução das publicações sobre o tema Estilos de Aprendizagem, em periódicos nacionais classificados pelo sistema Qualis da CAPES na área de Administração. A metodologia consistiu em um levantamento de natureza bibliométrica, conduzido por meio de quatro etapas: localização do tema no tempo e no espaço, identificação de palavras e termos chaves, consulta à base de dados e registro em meio eletrônico. Os resultados indicaram que a primeira publicação nacional sobre o tema ocorreu em 2007, que não houve concentração de publicações em um grupo específico de autores, mas ampla difusão. Quanto ao número de publicações em periódicos e eventos, houve igualdade, a abordagem mais utilizada foi a quantitativa e o procedimento técnico o levantamento, e a instituição de ensino mais produtiva a Universidade de São Paulo. O estudo bibliométrico das citações permitiu averiguar que os trabalhos tiveram em média 35 referências, as nacionais contabilizaram 54,56% e as fontes de pesquisas mais usadas foram livros e revistas. Evidenciou-se a necessidade de mais pesquisas e publicações sobre o tema na área de Administração que contemplem diferentes abordagens e métodos, seus pontos comuns e suas divergências.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Pereira dos Passos, UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
    Graduanda em Admnistração - UNIVALI
  • Helena Wollinger, UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

    Graduada em Ciências Contábeis - UNIVALI

    Mestra em Administração - UNIVALI

    Doutoranda em Administração - UNIVALI

Downloads

Publicado

2018-04-29

Edição

Seção

Artigos