Os efeitos das crises de 1994 e 2007 no sistema bancário brasileiro
Palavras-chave:
Crise financeira. Sistema bancário. Grande depressão. Plano realResumo
O sistema bancário brasileiro passou por transformações importantes durante as crises financeiras que afetaram o país. Foram adotadas medidas pelo governo para amenizar o impacto dessas transformações, entre elas, destacam-se a implantação do Plano Real em 1994 e as medidas contra a crise que se manifestou em meados de 2007 nos Estados Unidos. O objetivo deste estudo foi analisar as similaridades e diferenças das crises financeiras de 1929, 1994 e 2007. Especificamente, responder as seguintes perguntas: Quais foram as políticas adotadas pelo governo brasileiro para diminuir os efeitos da crise dentro do país? Como isso ajudou no desenvolvimento do sistema bancário? Para isso, foi realizada uma análise dos principais bancos atuantes na época das crises, além de estudadas as medidas adotadas pelos governos para ajudar a firmar a imagem do sistema bancário. Ao final, foi feita a comparação das crises de 1994 e 2007 com a grande depressão de 1929, em que mostrou que o sistema bancário brasileiro não sofreu grandes consequências em 2007 comparado com as crises de 1994 e 1929.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Administração da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexa-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ao) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, assim como os dados da identificação dos autores, conforme modelos abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ___________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
_____________________________
_____________________________
_____________________________
- Declaração de Responsabilidade – Certifico(amos) que o artigo apresenta um trabalho inédito, de minha(nossa) autoria, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, seja no formato eletrônico ou impresso. Certifico(amos) que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública a responsabilidade pelo conteúdo. (No caso de artigos com mais de três autores a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme especificado a seguir: contribuição substancial para a concepção e planejamento do projeto, obtenção dos dados ou análise e interpretação dos dados; contribuição significativa na elaboração do manuscrito ou na revisão crítica do conteúdo; participação da aprovação da versão final do manuscrito).
- Transferência de Direitos Autorais – Declaro(amos) concordar que os direitos autorais referentes ao artigo publicado serão de propriedade exclusiva da Revista de Administração da UEG, vedada sua reprodução parcial ou total em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia e necessária autorização.
Assinam todos os autores
Local e data
--------------------------
Identificação dos autores:
Encaminhar os nomes completos dos autores (em ordem em que serão publicados), contendo as seguintes informações: minicurrículo (somente com as principais informações sobre formação acadêmica e instituição de vínculo atual, bem como cargo que ocupa; e-mail para contato). Para o autor principal, o endereço completo é necessário.