QUALIDADE DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM UMA ORGANIZAÇÃO FILANTRÓPICA DE CEREJEIRAS, RONDÔNIA

Autores

  • Raíza Giotto de Jesus Universidade Federal de Rondônia
  • Alexandre de Freitas Carneiro Universidade Federal de Rondônia e Universidad Nacional de Misiones http://orcid.org/0000-0003-1910-6043
  • Ronie Peterson Silvestre Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Terceiro Setor. Filantropia. Modelo Servqual. Qualidade de serviços.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade do atendimento de uma organização filantrópica, situada no município de Cerejeiras, estado de Rondônia, Brasil, a partir da percepção dos seus usuários. Trata-se de um estudo de caso conduzido pelo do seguinte questionamento: qual a qualidade do atendimento em demanda da organização filantrópica pesquisada, segundo a percepção dos beneficiários? Para responder a essa questão, o estudo foi conduzido por meio de uma técnica composta por dois instrumentos: entrevistas aos beneficiários e à gestora e roteiro de observação. As entrevistas e o roteiro tiveram por base o Modelo Servqual, criado por Parasuraman, Zeithaml e Berry (1994). Os resultados demonstram que, apesar dos aspectos negativos, a organização filantrópica foi avaliada com índices de boa qualidade no serviço prestado, de acordo com os beneficiários, confirmando a proposição inicial da pesquisa. Portanto, pode-se dizer que, na percepção dos beneficiários, a organização consegue oferecer um serviço de qualidade. Aspectos como a empatia dos voluntários e a presteza em atender aos beneficiários são os pontos fortes da organização analisada. Como fragilidade, destaca-se a dimensão Confiabilidade. O estudo é de interesse para gestores, colaboradores, voluntários e usuários da organização, bem como para o poder público e para o cidadão interessado no controle social.

Biografia do Autor

  • Raíza Giotto de Jesus, Universidade Federal de Rondônia
    Bacharel em Ciências Contábeis. Contadora.
  • Alexandre de Freitas Carneiro, Universidade Federal de Rondônia e Universidad Nacional de Misiones
    Professor do Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia. Mestre e doutorando em Administração. Especialização em Contabilidade e Controladoria. Contador. Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE-MG). Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Organizações – GEPORG, UNIR.
  • Ronie Peterson Silvestre, Universidade Federal de Rondônia

    Professor do Departamento Acadêmico de Administração,

    Mestre em Adminstração.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-04-29

Edição

Seção

Artigos