MODELO PARA CRIAÇÃO DE CONCEITO PARA RESTAURANTES DE PEQUENO PORTE: UMA PROPOSTA COMBINANDO SEGMENTAÇÃO DE MERCADO E PLANEJAMENTO DE CARDÁPIO

Autores

  • Aline Godoy Universidade Anhembi Morumbi
  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti Universidade Anhembi Morumbi
  • Sérgio Luis Ignácio de Oliveira Universidade Anhembi Morumbi

Palavras-chave:

Mercado de Alimentos e Bebidas. Segmentação de Mercado. Conceito de Restaurantes. Estratégia. Marketing Estratégico.

Resumo

O mercado Food Service vem crescendo sistematicamente à medida que, nos grandes centros urbanos, mais brasileiros usam seus serviços pela impossibilidade de voltar para casa. O presente estudo tem por objetivo apresentar um modelo para desenvolver o conceito para restaurantes de pequeno porte utilizando a segmentação de mercado combinada com o planejamento de cardápio. A metodologia do estudo baseou-se em pesquisa bibliográfica sobre o tema e na experiência de um dos autores do artigo, especialista em consultoria na área de A&B. Os resultados mostraram que o processo de tomada de decisões durante criação do conceito do estabelecimento e seu cardápio está diretamente correlacionado ao Marketing Estratégico e à Segmentação de Mercado. Os símbolos, identificação, sinalização, cardápio (no papel), decoração, uniformes devem estar em sintonia para formar a imagem que será construída com o propósito da atração e fidelização dos clientes. As ofertas do estabelecimento, o atendimento, o ambiente, devem estar de acordo com os desejos dos clientes. Cabe salientar que a estratégia de Segmentação de Mercado permite estabelecer uma representação de mercado mais realista evitando as idealizações do empreendedor.

Biografia do Autor

  • Aline Godoy, Universidade Anhembi Morumbi
    Aluna do Mestrado Profssional em Alimentos e Bibidas da Universidade Anhembi Morumbi
  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti, Universidade Anhembi Morumbi
    Coordenador do Mestrado Profissional em Alimentos e Bebidas da Universidade Anhembi Morumbi
  • Sérgio Luis Ignácio de Oliveira, Universidade Anhembi Morumbi
    Professor das disciplinas de Marketing e Comportamento do cliente no Mestrado Profissional de Alimentos e Bebidas da Universidade Anhembi Morumbi

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Publicado

2017-08-30

Edição

Seção

Artigos