PADRÃO DE ESPECIALIZAÇÃO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL DA PARAÍBA (1999-2016)

Autores

  • Laís Viera Trevisan Acadêmica do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e bolsista de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). E-mail: laisvtrevisan@gmail.com
  • Alison Geovani Schwingel Franck Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail: alischfranck@hotmail.com
  • Rodrigo Abbade da Silva Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail:abbaders@gmail.com.
  • Daniel Arruda Dac Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Exportações, Paraíba, Vantagem comparativa.

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar o padrão de especialização das transações internacionais do estado da Paraíba, identificando os produtos do estado que apresentam vantagens comparativas no comércio exterior, no período compreendido entre 1999 e 2016. A metodologia foi composta pelos indicadores de Vantagem Comparativa Revelada Simétrica (IVCRS), de Comércio Intraindústria (CII), de Concentração Setorial das Exportações (ICS) e Taxa de Cobertura das Importações (TC), a partir de dados da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX). Os resultados indicaram que, apesar da base exportadora do estado ser predominantemente composta por setores baseados em recursos naturais, a Paraíba possui potencial para a diversificação do setor produtivo, como no caso do setor calçadista. Apesar disto, é possível constatar que os setores especializados no comércio internacional ainda são aqueles que apresentam vantagens comparativas convencionais, embora se constate a existência de comércio intraindústria em setores específicos.

Biografia do Autor

  • Laís Viera Trevisan, Acadêmica do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e bolsista de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). E-mail: laisvtrevisan@gmail.com
    Acadêmica do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e bolsista de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). E-mail: laisvtrevisan@gmail.com
  • Alison Geovani Schwingel Franck, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail: alischfranck@hotmail.com
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail: alischfranck@hotmail.com
  • Rodrigo Abbade da Silva, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail:abbaders@gmail.com.
    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail:abbaders@gmail.com.
  • Daniel Arruda Dac, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    Professor Adjunto do Mestrado em Administra磯 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) Mestre em Agronegócios pela UFRGS

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Publicado

2017-05-07

Edição

Seção

Artigos