AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS

Autores

  • Marcella Barbosa Miranda Teixeira CEFET/MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Luana Jéssica Oliveira do Carmo CEFET/MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Fernanda Tarabal Lopes UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carolina Hobaik
  • Michele Rodrigues Univiçosa - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho. Estágio Probatório. Servidores Públicos.

Resumo

Avaliação de desempenho no período do Estágio Probatório é um processo que foi homologado com a Lei nº 8.112/1990 para todos os servidores públicos federais. Sua finalidade é trazer a estabilidade para esses servidores, observando a assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade, após o período de 36 meses de efetivo exercício. O presente estudo objetivou perceber pela ótica dos Técnicos Administrativos em Educação (TAE’s) como é realizada a atual Avaliação de desempenho durante o Estágio probatório em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) de Minas Gerais. Para isso, esta pesquisa de caráter qualitativo, teve seus dados coletados por meio de entrevistas e questionários. Como resultado, observou-se que os TAE’s entendem a importância da avaliação de desempenho, porém descrevem falhas na execução do processo, como: atrasos, instrumentos de avaliação pouco eficazes, ineficientes e restritos.

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Publicado

2017-08-30

Edição

Seção

Artigos