A PERCEPÇÃO DE CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE GOIÂNIA

Autores

  • Allan Palmer Ferreira
  • Cíntia Oliveira Elias
  • Ednei Morais Pereira

Resumo

O desenvolvimento econômico, observado em diversos países, situou a contabilidade em patamares cada vez mais elevados em relação aos papéis que desempenha na sociedade. Iniciativas de órgãos internacionais como o International Accounting Standards Board (IASB), através da publicação das International’s Financial Reporting Standards (IFRS), demonstram o quanto essa ciência tornou-se instrumento para a tomada de decisão em nível global. Espera-se que o profissional contábil esteja apto a exercer seu papel de gestor da informação como também seja capaz de manter constante aprendizado, as normas constantemente revisadas e aperfeiçoadas acompanham a dinâmica exigida pelas mudanças econômicas. O objetivo desta pesquisa foi verificar a percepção de conhecimento dos estudantes graduandos em contabilidade de Instituições de Ensino Superior Goianienses sobre as normas internacionais contábeis. Coletaram-se dados aplicando questionários a 328 estudantes, do 5º ao 8º período, de cinco das quatorze Instituições de Ensino Superior (IES) da capital que oferecem o curso de Ciências Contábeis em modalidade presencial. Através da técnica estatística de agrupamento hierárquico foi possível identificar que os estudantes caracterizaram o conhecimento que possuem como “regulares” na maioria dos assuntos abordados.

Biografia do Autor

  • Allan Palmer Ferreira
    Bacharel em Ciências Contábeis e pós-graduando em Controladoria e Finanças (UFG). Atua na área contábil das empresas do Grupo Novo Mundo, com experiências anteriores como estagiário na Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG e colaborador nas empresas Probag Embalagens Especiais e Renavi Autopeças.
  • Cíntia Oliveira Elias
    Bacharel em Ciências Contábeis (UFG). Atua na Área Financeira do grupo de pesquisa Valuation, especialmente na área de finanças corporativas. Suas experiências de trabalho incluem estágio na Administração Pública, na área de licitações e apoio a pregão eletrônico; estágio na área de contabilidade da Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG; e monitoria acadêmica na disciplina teoria da contabilidade. 
  • Ednei Morais Pereira
    Professor Assistente I da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE) e Coordenador da Especialização em Planejamento Tributário da Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui Mestrado pelo Programa Multi-Institucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Especialização em Ciências Contabeis - Área de Concentração: Análise e Auditoria Contábil pela Universidade Católica de Goiás (2006) e graduação em Ciências Contábeis pela Unidade Universitária de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas da Universidade Estadual de Goiás (2004).

Downloads

Publicado

2017-05-07

Edição

Seção

Artigos