DESEMPENHO DE MARKETING NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE MARKETING COMBINADO A FINANÇAS

Autores

  • Luiz Henrique Lima Faria IFES - Instituto Federal do Espírito Santo
  • Antônio Carlos Giuliani UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba
  • Nádia Kassouf Pizzinatto UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba
  • Renata Sossai Freitas Faria PMVV - Prefeitura Municipal de Vila Velha PMV - Prefeitura Municipal de Vitória

Palavras-chave:

Finanças. Marketing. Produção Científica.

Resumo

Este estudo fez a análise da produção acadêmica brasileira do marketing combinada à de finanças, utilizando como amostra artigos publicados nos anais do EnANPAD, no período 2008 a 2018.  Utilizou-se o método Desk Research para analisar os quesitos verificados por Sampaio e Perin (2006) adotados em estudo anterior.  Os resultados demonstraram, dentre outros, baixo número de trabalhos publicados, a presença de estudos de cunho conceitual, além do afastamento da pesquisa acadêmica da realidade vivenciada pelas empresas, indicando que a área ainda carece de consolidação teórica.

Biografia do Autor

  • Luiz Henrique Lima Faria, IFES - Instituto Federal do Espírito Santo
    Professor de Gestão IFES/ Campus Cariacica.
  • Antônio Carlos Giuliani, UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba
    Coordenador e professor do PPGA/UNIMEP.
  • Nádia Kassouf Pizzinatto, UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba
    Professora do PPGA/UNIMEP
  • Renata Sossai Freitas Faria, PMVV - Prefeitura Municipal de Vila Velha PMV - Prefeitura Municipal de Vitória
    Professora da PMVV e PMV

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Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Artigos