TEORIA DOS VALORES DE SCHWARTZ APLICADA A CONSUMIDORES BRASILEIROS CLASSE C

Autores

  • Sheila Regina de Almeida Univeridade Nove de Julho
  • Celso Rimoli Universidade Paulista
  • Nadia Wacila Hanania Vianna Universidade Paulista

Resumo

O conceito de valor é altamente disseminado em marketing e assume vários significados. Pode-se dizer que essa palavra está imbricada em sua essência, pois aparece até na definição de marketing expressa pela American Marketing Association. Consumidores são centrais nos estudos e ações de marketing, pois é preciso conhecer como eles pensam e agem para que toda atividade de marketing se desenvolva. Neste artigo, buscou-se aplicar a Teoria dos Valores de Shalom Schwartz ao campo de conhecimento comportamento do consumidor com foco na classe social C no Brasil – especificamente o segmento C1. Para isso, foi realizado um estudo exploratório com estudantes de uma instituição de ensino superior da cidade de São Paulo de natureza quantitativa envolvendo aplicação de questionários com escala Likert e análise descritiva com teste de qui-quadrado. Sabe-se que em anos recentes a classe C brasileira teve crescimento expressivo no país. Os resultados indicaram a manutenção da estrutura de valores pela classe C nesta pesquisa em relação à realizada 20 anos atrás.

Biografia do Autor

  • Sheila Regina de Almeida, Univeridade Nove de Julho

    Dra em Psicologia Social

    Departamento Gerenciais (Graduação - Bacharel)

    Área: Administração

    Disciplina: Gestão do Conhecimento, Ética, Psicologia nas Organizações, Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas.

  • Celso Rimoli, Universidade Paulista

    departamento: Programa de mestrado em Administração.

    área: Administração

  • Nadia Wacila Hanania Vianna, Universidade Paulista

    departamento: Programa de mestrado em Administração.

    área: Administração

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Publicado

2017-05-07

Edição

Seção

Artigos