INTERNACIONALIZAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA DE FORTALEZA-CE

Autores

  • Daniel Felipe Victor Martins Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

INTERNACIONALIZAÇÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO DE IES, ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Resumo

Esta pesquisa propõe investigar a internacionalização em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, localizada na cidade de Fortaleza (CE). Partiu-se do pressuposto que o Brasil é um país incipiente nas práticas de internacionalização do ensino superior, requerendo maior consolidação no âmbito da academia internacional. Para isso, buscou-se apresentar esse tema sob o prisma da internacionalização de empresas, internacionalização de IES e das estratégias de internacionalização. Metodologicamente esta pesquisa se configura como um estudo de caso, no qual foi adotada uma abordagem de natureza qualitativa, instrumentalizada por meio de entrevistas semiestruturadas para a realização da Análise de Conteúdo (AC). A pesquisa demonstrou que a IES adota a internacionalização nas práticas de ensino, pesquisa e extensão apoiadas pelas redes de cooperação internacional espalhadas em todo o mundo. Como resultado, foi diagnosticado que a internacionalização na IES ainda é incipiente devido à insuficiência de apoio, especialmente pela esfera pública, mas está em fase de crescimento a partir da adoção de novos acordos de cooperação, redes e proposição de estratégias internacionais.

Biografia do Autor

  • Daniel Felipe Victor Martins, Universidade Federal Rural de Pernambuco
    Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco - CODAI/UFRPE

Downloads

Publicado

2017-05-07

Edição

Seção

Artigos