SAZONALIDADE DAS VENDAS DE COMBUSTÍVEIS LÍQUIDOS: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Jéssica Pulino Campara Universidade Federal de Santa Maria
  • Kelmara Mendes Vieira Universidade Federal de Santa Maria
  • Ani Caroline Grigion Potrich Universidade Federal de Santa Maria
  • Luana dos Santos Fraga Universidade Federal de Santa Maria
  • Gabrielli Fonseca de Morais Universidade Federal de Santa Maria
  • Letielle Martins Giacomelli Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Sazonalidade, Varejo de Combustíveis, Agricultura.

Resumo

Observando a literatura sobre sazonalidade na venda de combustíveis líquidos no Brasil verifica-se o baixo número de publicações acadêmicas que abordam esse tema. Assim, emerge a necessidade de estudos nesse âmbito, sendo que seus resultados podem auxiliar as tomadas de decisão dos gerentes de postos de combustíveis. Partindo desse contexto, o objetivo do presente trabalho consiste em avaliar o comportamento das vendas semanais e mensais do Posto X da cidade de São Vicente do Sul no estado do Rio Grande do Sul. Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizados dados secundários fornecidos pelos relatórios diários gerados pelo software utilizado pelo estabelecimento desde 01/09/2012 até 14/11/2013 totalizando 364 casos para investigação. Para a análise dos resultados foram utilizadas a estatística descritiva e técnicas de análise multivariada (one way - ANOVA), aplicadas por meio do software SPSS. Os principais resultados revelam que os produtos que mais contribuem para a elevação dos níveis de arrecadação do Posto X são, em primeiro lugar, a gasolina comum, e em segundo lugar, o óleo diesel, o qual é mais comercializado nos meses de abril e outubro, período em que as atividades agrícolas (plantio/colheita) estão sendo realizadas. Em se tratando dos dias da semana, a quarta-feira destaca-se com as maiores vendas.

Biografia do Autor

  • Jéssica Pulino Campara, Universidade Federal de Santa Maria
    Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Atualmente mestranda do Programa de Pós-gradduação da Universidade Federal de Santa Maria.
  • Kelmara Mendes Vieira, Universidade Federal de Santa Maria
    Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora associada do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFSM e Editora da Revista Sociais e Humanas.
  • Ani Caroline Grigion Potrich, Universidade Federal de Santa Maria
    Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (2009) e no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional - PEG/UFSM (2013). Pós-Graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestre e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFSM na linha de pesquisa de Economia, Controle e Finanças. 
  • Luana dos Santos Fraga, Universidade Federal de Santa Maria
    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Atualmente mestranda do Programa de Pós-gradduação da Universidade Federal de Santa Maria.
  • Gabrielli Fonseca de Morais, Universidade Federal de Santa Maria
    Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.
  • Letielle Martins Giacomelli, Universidade Federal de Santa Maria
    Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2015-09-18

Edição

Seção

Artigos