SAZONALIDADE DAS VENDAS DE COMBUSTÍVEIS LÍQUIDOS: UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Sazonalidade, Varejo de Combustíveis, Agricultura.Resumo
Observando a literatura sobre sazonalidade na venda de combustíveis líquidos no Brasil verifica-se o baixo número de publicações acadêmicas que abordam esse tema. Assim, emerge a necessidade de estudos nesse âmbito, sendo que seus resultados podem auxiliar as tomadas de decisão dos gerentes de postos de combustíveis. Partindo desse contexto, o objetivo do presente trabalho consiste em avaliar o comportamento das vendas semanais e mensais do Posto X da cidade de São Vicente do Sul no estado do Rio Grande do Sul. Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizados dados secundários fornecidos pelos relatórios diários gerados pelo software utilizado pelo estabelecimento desde 01/09/2012 até 14/11/2013 totalizando 364 casos para investigação. Para a análise dos resultados foram utilizadas a estatística descritiva e técnicas de análise multivariada (one way - ANOVA), aplicadas por meio do software SPSS. Os principais resultados revelam que os produtos que mais contribuem para a elevação dos níveis de arrecadação do Posto X são, em primeiro lugar, a gasolina comum, e em segundo lugar, o óleo diesel, o qual é mais comercializado nos meses de abril e outubro, período em que as atividades agrícolas (plantio/colheita) estão sendo realizadas. Em se tratando dos dias da semana, a quarta-feira destaca-se com as maiores vendas.
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