CORRELAÇÃO ENTRE INVESTIMENTOS CULTURAIS E VALOR DAS MARCAS: UM ESTUDO ENVOLVENDO AS 100 MAIORES MARCAS BRASILEIRAS

Autores

  • Jhonata Silva dos Reis Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Nova Andradina, Nova Andradina, MS, Brasil
  • Gemael Chaebo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Nova Andradina, Nova Andradina, MS, Brasil
  • Lia Moretti e Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Nova Andradina, Nova Andradina, MS, Brasil

Palavras-chave:

Correlação, Investimentos Culturais, Valor das Marcas.

Resumo

O objetivo geral deste artigo foi avaliar a possível correlação entre ‘investimentos culturais’ e ‘valor das marcas’. Para cumprir esse objetivo, realizou-se análise de correlação entre ‘investimentos culturais’ e ‘valor da marca’ para as 100 maiores marcas do Brasil, em 2013, segundo a revista Exame (2013). Os principais resultados da pesquisa apontam: (i) uma correlação positiva moderada para o valor das 100 maiores marcas brasileiras em relação a seus investimentos culturais; (ii) uma forte correlação positiva para o valor das 10 maiores marcas brasileiras em relação a seus investimentos culturais; (iii) que 40 dentre as 100 maiores marcas brasileiras não investiram qualquer valor em cultura no ano de 2013. Desta forma, os dados da pesquisa indicam que os valores investidos pelas 10 maiores marcas distorcem o coeficiente de correlação r quando pesquisado o total de empresas. Este estudo contribui para auxiliar as empresas na tomada de decisão em relação aos investimentos em cultura, relacionando os investimentos aos retornos esperados.

 

Biografia do Autor

  • Jhonata Silva dos Reis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Nova Andradina, Nova Andradina, MS, Brasil
    Graduado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Gemael Chaebo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Nova Andradina, Nova Andradina, MS, Brasil
    Doutor em Administração pela Universidade de Brasília.
  • Lia Moretti e Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Nova Andradina, Nova Andradina, MS, Brasil
    Doutoranda em Administração pela Universidade Nove de Julho (Uninove).

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Publicado

2015-05-15

Edição

Seção

Artigos