CORRELAÇÃO ENTRE INVESTIMENTOS CULTURAIS E VALOR DAS MARCAS: UM ESTUDO ENVOLVENDO AS 100 MAIORES MARCAS BRASILEIRAS
Palavras-chave:
Correlação, Investimentos Culturais, Valor das Marcas.Resumo
O objetivo geral deste artigo foi avaliar a possível correlação entre ‘investimentos culturais’ e ‘valor das marcas’. Para cumprir esse objetivo, realizou-se análise de correlação entre ‘investimentos culturais’ e ‘valor da marca’ para as 100 maiores marcas do Brasil, em 2013, segundo a revista Exame (2013). Os principais resultados da pesquisa apontam: (i) uma correlação positiva moderada para o valor das 100 maiores marcas brasileiras em relação a seus investimentos culturais; (ii) uma forte correlação positiva para o valor das 10 maiores marcas brasileiras em relação a seus investimentos culturais; (iii) que 40 dentre as 100 maiores marcas brasileiras não investiram qualquer valor em cultura no ano de 2013. Desta forma, os dados da pesquisa indicam que os valores investidos pelas 10 maiores marcas distorcem o coeficiente de correlação r quando pesquisado o total de empresas. Este estudo contribui para auxiliar as empresas na tomada de decisão em relação aos investimentos em cultura, relacionando os investimentos aos retornos esperados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Administração da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexa-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ao) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, assim como os dados da identificação dos autores, conforme modelos abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ___________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
_____________________________
_____________________________
_____________________________
- Declaração de Responsabilidade – Certifico(amos) que o artigo apresenta um trabalho inédito, de minha(nossa) autoria, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, seja no formato eletrônico ou impresso. Certifico(amos) que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública a responsabilidade pelo conteúdo. (No caso de artigos com mais de três autores a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme especificado a seguir: contribuição substancial para a concepção e planejamento do projeto, obtenção dos dados ou análise e interpretação dos dados; contribuição significativa na elaboração do manuscrito ou na revisão crítica do conteúdo; participação da aprovação da versão final do manuscrito).
- Transferência de Direitos Autorais – Declaro(amos) concordar que os direitos autorais referentes ao artigo publicado serão de propriedade exclusiva da Revista de Administração da UEG, vedada sua reprodução parcial ou total em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia e necessária autorização.
Assinam todos os autores
Local e data
--------------------------
Identificação dos autores:
Encaminhar os nomes completos dos autores (em ordem em que serão publicados), contendo as seguintes informações: minicurrículo (somente com as principais informações sobre formação acadêmica e instituição de vínculo atual, bem como cargo que ocupa; e-mail para contato). Para o autor principal, o endereço completo é necessário.