AVALIAÇÃO DE EMPRESAS FARMACOQUÍMICAS: UM ESTUDO DE CASO GOIANO SOBRE PERCEPÇÃO DE VALOR

Autores

  • Cíntia Oliveira Elias Universidade Federal de Goiás
  • Moisés Ferreira da Cunha Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Gestão baseada em valor, Valor, Avaliação de empresas, Empresas farmocoquímicas.

Resumo

A gestão baseada em valor, ferramenta da moderna administração, ao utilizar premissas da avaliação de empresas, possui como objetivo a otimização do valor da entidade. A atividade farmacoquímica contribui para a alavancagem do PIB goiano, apresentando-se como objeto ideal a respeito de valor, gerenciá-lo é crucial para que sejam tomadas as melhores decisões empresariais. Empresas que criam valor acima da média de suas concorrentes oferecem vantagem competitiva, o que reflete a capacidade dos gestores em fazer escolhas. A qualidade das decisões, em termos de investimentos e financiamentos, garante a perpetuidade e o progresso da empresa maximizando seu valor para os proprietários. A pesquisa objetivou analisar o conhecimento dos gestores no que diz respeito à avaliação de empresas baseada em valor, a percepção de valor, assim como seus direcionadores. Utilizou-se a metodologia do estudo de caso, por meio de questionário e entrevista, com a finalidade de identificar alguns pontos-chave para a análise da percepção de valor. Constatou-se que o gestor, em geral, possui uma concepção errônea sobre valor, na medida em que premissas essenciais da gestão baseada em valor não são percebidas com a devida importância.

Biografia do Autor

  • Cíntia Oliveira Elias, Universidade Federal de Goiás
    Bacharel em Ciências Contábeis (UFG). Atua na Área Financeira do grupo de pesquisa Valuation, especialmente na área de finanças corporativas. Suas experiências de trabalho incluem estágio na Administração Pública, na área de licitações e apoio a pregão eletrônico; estágio na área de contabilidade da Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG; e monitoria acadêmica na disciplina teoria da contabilidade. 
  • Moisés Ferreira da Cunha, Universidade Federal de Goiás
    Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB) e bacharel em Ciências Contábeis. Professor Adjunto na Universidade Federal de Goiás. Diretor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas FACE/UFG. Conselheiro Técnico do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. Representante da área das Ciências Sociais Aplicadas no Conselho Deliberativo da Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE/UFG). Coordenador de Projetos Técnicos-Científicos na área de Valuation. Pesquisador na área da Contabilidade e Finanças, com ênfase na linha de Finanças corporativas.

Downloads

Publicado

2015-09-18

Edição

Seção

Artigos