ANÁLISE DO ESFORÇO EXPORTADOR DO RIO GRANDE DO SUL (1999-2010)

Autores

  • Mygre Machado Lopes
  • Daniel Arruda Coronel Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Rodrigo Abbade da Silva Graduando do curso de Ciências Econômicas da UFSM e bolsista da FAPERGS.E-mail: abbaders@gmail.com.

Palavras-chave:

Exportações gaúchas. Crescimento econômico. Economia Regional.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a importância das exportações na formação da renda de cada mesorregião do Rio Grande do Sul, com a utilização do Índice de Esforço Exportador (IEE). Os resultados obtidos apontam valores expressivos para as regiões Centro-Oriental e Sudeste, uma vez que estas apresentam maiores vantagens em exportar produtos agropecuários. Além disso, o comércio apresenta parcela significativa do produto da região. As mesorregiões Sudoeste, Centro-Ocidental e Noroeste são caracterizadas pela agricultura de grandes propriedades, voltadas para a exportação, embora não sejam ainda suficientemente competitivas em relação à agricultura do mercado externo. Já as regiões Metropolitana e Nordeste destinam boa parte de sua produção ao mercado interno.

Biografia do Autor

  • Mygre Machado Lopes
    Mestranda do PPGA da UFSM e Bolsista de mestradoda Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RioGrande do Sul (FAPERGS). E-mail:mygrelopes@gmail.com.
  • Daniel Arruda Coronel, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    Professor Adjunto do Mestrado em Administra磯 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) Mestre em Agronegócios pela UFRGS
  • Rodrigo Abbade da Silva, Graduando do curso de Ciências Econômicas da UFSM e bolsista da FAPERGS.E-mail: abbaders@gmail.com.
    Graduando do curso de Ciências Econômicas da UFSM e bolsista da FAPERGS.E-mail:abbaders@gmail.com.

Downloads

Publicado

2015-01-21

Edição

Seção

Artigos