RELAÇÃO ENTRE O VALOR DA MARCA DAS EMPRESAS E SUA RENTABILIDADE

Autores

  • Tatiane Figueiredo Lima Belo Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Gilmar Ribeiro de Mello Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Palavras-chave:

Demonstrativos Financeiros, Índices de Rentabilidade, Valor de Marca.

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar se há relação entre o valor das cinquenta marcas listadas como sendo as mais valiosas do Brasil em 2012, de acordo com pesquisa realizada em parceria pela ISTO É Dinheiro e pela BrandAnalytics/ Milward Brown, e a rentabilidade das empresas detentoras destas marcas, calculada por meio dos índices financeiros,  ROE, ROA e GAF. A amostra é composta de 25 empresas entre as 50 inicialmente estudadas, tendo sido excluídas todas as empresas que não tiveram o seu valor de marca avaliado pela pesquisa durante todos os três anos pesquisados (2009, 2010 e 2011); também as marcas/empresas que fazem parte de grandes conglomerados e cujas ações não são ofertadas de forma individualizada, e ainda, aquelas cujos demonstrativos financeiros não encontravam-se disponíveis para todo o período. Este estudo classifica-se como descritivo com abordagem quantitativa por meio da análise estatística de regressão com dados em painel. Os resultados da analise de regressão geram evidências estatísticas que remetem a interpretação de que aumentos no valor da marca não geram maiores retornos sobre os ativos para ROA e não há evidencias estatísticas de que o valor da marca influencie na rentabilidade da amostra para ROE e GAF.

Biografia do Autor

  • Tatiane Figueiredo Lima Belo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Especialista em Gestão Contábil, Financeira e Auditoria, da Unioeste, Campus de Cascavel. 

  • Gilmar Ribeiro de Mello, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

    Doutor e Mestre em Ciências Contábeis pela FEA/USP.

    Professor Adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão.

    Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão, Estratégia, Inovação e Contabilidade (GEIC).

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Publicado

2015-05-15

Edição

Seção

Artigos