GESTÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL - PR

Autores

  • Nilton Marques de Oliveira Universidade Federal do Tocantins -UFT
  • Claudiomir Debiazi
  • Udo Strassburg Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Elias Garcia Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - PR.

Palavras-chave:

Informação, Satisfação, Serviços Contábeis.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os fatores que influenciam o grau de importância e satisfação dos gestores das micro e pequenas empresas, no Município de Cascavel-PR, com relação aos serviços de contabilidade oferecidos pelos seus respectivos contadores. Adotou-se como metodologia a pesquisa de campo, com entrevistas realizadas no Banco Bradesco entre agosto e dezembro de 2012. A amostra foi composta por 64 (sessenta e quatro) gestores de um universo de 922 (novecentos e vinte e dois). O questionário foi estruturado com perguntas fechadas e escala de avaliação (pontuada de um a nove), que medem o grau de importância e de satisfação dos serviços prestados, utilizando a matriz “importância-satisfação”, desenvolvida por Slack et al (2008). Os principais resultados indicaram que os empresários consideram os fatores pesquisados como sendo importantes na hora da escolha do profissional contábil. A média geral de importância foi de 7,55 pontos. Destacam-se: “Orientação sobre melhor opção tributária para a empresa”, com 7,85 pontos; “Competência técnica: experiência, qualificação e eficiência”, com 7,81 pontos. Quanto ao grau de satisfação a média geral foi de 6,03 pontos. De forma geral, os micros e pequenos empresários de Cascavel estão satisfeitos com os serviços oferecidos pelos profissionais contábeis.

 

Biografia do Autor

  • Nilton Marques de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins -UFT
    1)Educação - Doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Toledo - PR. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. 2) Experiência Profissional - Professor de economia da Universidade Federal do Tocantins - UFT, desde 2008. Pesquisador dos Grupos de Estudos em Economia Aplicada e Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa sobre Estado, Educação e Sociedade (Geipees) da UFT. Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da União do Ensino Superior de Nova Mutum - Uninova, de 1997 a 1999. Diretor de Pesquisa da União do Ensino Superior de Nova Mutum - Uninova, de 1999 a 2000. Coordenador de Curso do Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste - Unidesc de 2003 a 2005. Coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Jesus Maria José - FAJESU de 2005 a 2008. Diretor de Avaliação da Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento - PROAP/UFT de 2008 a 2012 . Área de Pesquisa: Desenvolvimento Regional, com ênfase em economia regional e urbana, pobreza, desigualdades, análise regional e Economia do Tocantins. Possui diversos artigos e textos publicados em eventos e periódicos nacionais.
  • Claudiomir Debiazi

    graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - PR.

  • Udo Strassburg, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

    Contador, Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, e doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela UNIOESTE - PR. 

  • Elias Garcia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - PR.
    Contador, Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - PR

Downloads

Publicado

2015-01-21

Edição

Seção

Artigos