FONTES, MOTIVAÇÕES E DIFICULDADES NO PROCESSO DE INOVAÇÃO DAS EMPRESAS TÊXTEIS DO MUNICÍPIO DE GASPAR/SC

Autores

  • Vanessa Dagnoni Mondini IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-9231-1513
  • Givaldo Bezerra da Hora IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina
  • Glaucia Marian Tenfen IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina
  • Luciano Castro Carvalho FURB Universidade Regional de Blumenau

Resumo

A inovação desempenha um papel relevante no aprimoramento de processos e no desenvolvimento das indústrias. Este artigo tem como objetivo avaliar a influência das fontes, motivações e dificuldades no processo de inovação das empresas têxteis de Gaspar/SC, Capital Nacional da Moda Infantil, sob a ótica das teorias da inovação e institucional. Ante o exposto, a pesquisa foi realizada a partir de dados primários coletados em empresas do arranjo produtivo local (APL) têxtil, localizado no município em questão. Para análise dos dados, aplicou-se o método estatístico ANOVA. Os resultados indicaram que tanto as variáveis fontes de inovação, quanto motivações para inovar atuam como impulsionadores da inovação nas indústrias investigadas. Ao considerar essas variáveis como partes integrantes do processo de inovação, as empresas podem direcionar seus esforços para fontes estratégicas de conhecimento e motivos relevantes, maximizando, assim, seu potencial inovador e impulsionando o crescimento organizacional. Desse modo, os achados ampliam a discussão da inovação em um segmento da indústria tradicional.

 

Palavras-chave: Inovação; Indústria têxtil; Capital Nacional da Moda Infantil.

Biografia do Autor

  • Vanessa Dagnoni Mondini, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina

    Professora da área de Gestão e Negócios no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Possui doutorado em Ciências Contábeis e Administração pela FURB, mestrado em Administração pela FURB, especialização em Marketing. Especialização em Gestão e Tutoria do Ensino a Distância e graduações em Administração e Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Suas áreas de interesse incluem Empreendedorismo, Inovação e Soft skills. Integra o Núcleo de Estudos em Administração, Empreendedorismo e Sustentabilidade (NAES/IFSC).

  • Givaldo Bezerra da Hora, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina

    Professor da área de Gestão e Negócios do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Possui doutorado em Administração pela UFSC, mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural pela UFRPE, especialista em Gestão de Logística Empresarial pela FACE e graduação em Administração pela FASETE. Suas áreas de interesse incluem Empreendedorismo, Inovação, Logística, Sociologia Econômica. Integra o Núcleo de Estudos em Administração, Empreendedorismo e Sustentabilidade (NAES/IFSC).

  • Glaucia Marian Tenfen, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina

    Professora da área de Gestão e Negócios no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Possui doutorado em Ciências Contábeis e Administração pela FURB, mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC, especialização em Gestão de Pessoas e Graduada em Administração pela FURB e graduação em Administração pela FURB.. Suas áreas de interesse incluem Inovação, Economia Circular e Empreendedorismo. Integra o Núcleo de Estudos em Administração, Empreendedorismo e Sustentabilidade (NAES/IFSC).

  • Luciano Castro Carvalho, FURB Universidade Regional de Blumenau

    Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha (2004). Especialista em Controladoria e Finanças pela FUCAPE/ES, Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB e Doutor em Administração pela EAESP/FGV (com Bolsa FAPESP), com estagio em Indiana University-Pardue Indianapolis University (IUPUI) com Bolsa CAPES, Estados Unidos, com foco em Gestão de Operações e Competitividade. Membro do Fórum de Inovação da EAESP/FGV, realiza pesquisas na área de Gestão de Operações, Qualidade em Serviços e Inovação em serviços de Saúde. É consultor em Psicometria e Ciência de Dados. Editor da Revista de Negócios (2021-atual), Vice-coordenador do programa de pós-graduação em Administração (2017-2019) Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da FURB (2019-2021), Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da FURB (2021-2023)

Downloads

Publicado

2025-03-24

Edição

Seção

Artigos