ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE MUNICÍPIOS GOIANOS

Autores

  • Maria Aparecida de Souza Melo Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • José Clecildo Barreto Bezerra Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Marília Ferreira Dela Coleta Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • José Augusto Dela Coleta Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Ana Maria de Castro Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • katia Elizabeth Puente-Palacios Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Vigilância Sanitária, Gestão em Saúde, Recursos Humanos em Saúde, Administração de Serviços de Saúde.

Resumo

A vigilância sanitária (VISA) é importante componente do Sistema Único de Saúde no processo de proteção, promoção e defesa da saúde. Este estudo objetivou identificar as condições da estruturação e organização do trabalho da vigilância sanitária de municípios goianos (VISAM), constituído de duas etapas. Na primeira, foi construído e validado um instrumento com foco nas diretrizes do Elenco Norteador das Ações VISA e no Modelo Padronizado da Programação das Ações da VISA 2011/2012. A segunda contemplou o estudo de campo junto aos 53 gestores da VISAM dos municípios selecionados conforme os critérios de inclusão, ocorrido em abril e maio de 2011. Utilizou-se o programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) for Windows para tratamento estatístico, que envolveu análises de frequências, de confiabilidade alfa de Cronbach e correlação Spearman. Carências na estruturação legal, física, administrativa e operacional, e de gestão de pessoas foram encontradas, as quais refletem na implementação, execução e avaliação das ações de fortalecimento da gestão e no gerenciamento do risco sanitário. A não execução pelos municípios de ações básicas não compartilhadas mostra a necessidade da instituição de medidas urgentes para a estruturação das VISAM, tornando-as aptas a integrarem-se efetivamente à rede de vigilância em saúde.

 

Biografia do Autor

  • Maria Aparecida de Souza Melo, Universidade Estadual de Goiás (UEG)
    Professora do Curso de Administração da Unidade de Ciências Socioeconômicas e Humanas de Anápolis - Universidade Estadual de Goiás. Graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1986), mestre em Administração pelo Centro Universitário do Triângulo (2002) e doutora em Medicina Tropical e Saúde Pública pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (2012). Dentre as atividades profissionais desenvolvidas, destaca-se a atuação no processo de implantação e estruturação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás e como professora titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão pública, qualidade e produtividade, educação superior, planejamento estratégico e pesquisa em saúde pública.
  • José Clecildo Barreto Bezerra, Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (UFG)
    Graduado em Biologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestre em Parasitologia Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e doutor em Ciências Naturais - Universidade de Hamburgo/Alemanha. Especialização em Medicina Tropical e Parasitologia Médica pelo Instituto de Medicina Tropical de Hamburgo/Alemanha. Possui MBA (Master of Business Administration) em Gestão de Projetos. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Goiás. Ocupou como gestor os cargos de Diretor do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública IPTSP/UFG, Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás - FAPEG e Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia. Tem experiência na área de docência e pesquisa, com ênfase no controle de hospedeiros intermediários e vetores, Parasitologia e Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos do Metabolismo e controle da relação parasito hospedeiro. Além da parasitologia ministra também a disciplina de Ciência, Tecnologia e os Caminhos para a Sustentabilidade. Tem especial interesse na área de gestão do conhecimento e da inovação.
  • Marília Ferreira Dela Coleta, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
    Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1976), mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (1989) e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (1995). Atualmente é professor associado 3 da Universidade Federal de Uberlândia atuando no programa de Pós-Graduação em Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Cognição Social, atuando principalmente nos seguintes temas: locus de controle, atribuição de causalidade, prevenção em saúde, bem-estar e satisfação.
  • José Augusto Dela Coleta, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
    Graduado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1970), graduado em Licenciatura Em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1969), mestrado em Ergonomia Treinamento Aperfeiçoamento profissional pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1975) e doutor em Psicologia Social pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1980). Atualmente é professor titular aposentado da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Psicologia Social e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Recursos Humanos, Ergonomia, Acidentes de Trabalho, cultura organizacional, motivação, educação superior, atribuição de causalidade e locus de controle.Uni
  • Ana Maria de Castro, Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (UFG)
    Graduada em Biomedicina pela Universidade Católica de Goiás (1988), mestre em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (1997), doutora em Parasitologia (2002), e Pós-doutora em Parasitologia (2009) pela Universidade Federal de Minas Gerais Universidade/UFMG. Atualmente é professora associada do DMIPP/IPTSP-Universidade Federal de Goiás, foi coordenadora e responsável técnica do Lab. de prestação de seviço Profa. M. D. komma do Instiruto de Patologia Tropical e Saúde Pública (2002-2008). Tem experiência na área de Parasitologia humana, com ênfase em Protozoologia Parasitária, atuando principalmente nos seguintes temas: T. cruzi, tratamento e critério de cura doença de Chagas humana e experimental; Toxoplasma gondii, confirmação laboratorial de gravidez de risco e transmissão congênita.
  • katia Elizabeth Puente-Palacios, Universidade de Brasília (UnB)
    Cursou o Mestrado e Doutorado em Psicologia na Universidade de Brasília - Brasil tendo realizado uma parte deste último na Groningen Rijksuniversiteit, na Holanda (2002). Em 2009 realizou pós-doutorado na Universidade de Valencia-Espanha. Atua como professor adjunto da Universidade de Brasília. Sua área de expertise e interesse tanto para ensino como para pesquisa é no campo do desempenho de equipes de trabalho investigado utilizando prioritariamente métodos quantitativos dentre eles a análise multinível, análise de regressão e análise fatorial.

Downloads

Publicado

2014-01-09

Edição

Seção

Artigos