OS DESAFIO DO GERENCIAMENTO DE RISCO NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO: Uma revisão bibliométrica

Autores

  • Fabiane Fidelis Querino Universidade Federal de Lavras
  • Lorrane Pereira Miranda Faculdade Pecege.

DOI:

https://doi.org/10.31668/rau.v13i1.12845

Resumo

O conceito de agronegócio abrange além das propriedades rurais, todas as demais atividades de produção, suporte e distribuição agropecuária envolvidas no sistema de cadeias produtivas do setor. Além do mais, é um setor econômico de vital importância para o desenvolvimento brasileiro, devido ao grande volume de exportações e geração de emprego desse setor. Sendo assim, o objetivo deste estudo é realizar um estudo bibliométrico sobre o gerenciamento de risco no agronegócio brasileiro para o mapeamento do campo de estudo. Foram analisados os artigos mais citados, os periódicos que mais publicaram, a localização geográfica dos autores e as palavras-chave mais utilizadas nos trabalhos sobre o tema desde o ano que foi publicado o primeiro artigo sobre o tema em 2000 até maio de 2020. Foi possível constatar o aumento de publicações sobre o tema nos últimos anos, esse fato demonstra a importância de se estudar sobre o tema.

Biografia do Autor

  • Fabiane Fidelis Querino, Universidade Federal de Lavras

    Bacharel em Ciência e Economia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Bacharel em Ciências Econômicas com ênfase em Controladoria pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

  • Lorrane Pereira Miranda, Faculdade Pecege.

    Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus Hortolândia (UNASP-HT). Graduanda em Tecnologia em Processos Gerenciais pela Faculdade Pecege. Pós-graduada em Gestão de Finanças e Controladoria pela Faculdade de Administração, Ciência e Educação (FAMART-MG).

Downloads

Publicado

2024-02-02

Edição

Seção

Artigos