EMPREENDEDORISMO SOCIAL E INOVAÇÃO SOCIAL: QUAL É O PANORAMA DAS PESQUISAS NACIONAIS?

Autores

  • Ana Claudia da Rosa IFFar/FW
  • Maria Eduarda dos Anjos IFsul - Campus Sapucaia do Sul
  • Dalila Cisco Collatto IFsul - Campus Sapucaia do Sul
  • Diélen Caron IFFar/FW
  • Marineiva Teresinha de Melo Manganeli IFsul - Campus Sapucaia do Sul
  • Vanessa Marques Daniel
  • Janaina Marques Silva

DOI:

https://doi.org/10.31668/rau.v14i1.12335

Resumo

O objetivo do presente estudo foi realizar uma análise descritiva das pesquisas nacionais envolvendo as temáticas de empreendedorismo social e inovação social. Para responder ao objetivo realizou-se um estudo de caráter descritivo e conceitual, por meio de pesquisa bibliométrica nos Anais da ANPAD, utilizando as palavras chave “empreendedorismo social” e “inovação social”. A partir das leituras realizadas, verificou-se a não existência de uma definição precisa na literatura acerca desses dois conceitos, de modo geral, denota-se um aumento crescente no número de pesquisas, sendo que diversos autores buscam investigar a literatura para permitir um aprofundamento teórico deste tema, bem como para entender suas relações.

Biografia do Autor

  • Maria Eduarda dos Anjos, IFsul - Campus Sapucaia do Sul

    Discente do Curso Técnico em Eventos - IFSul Campus Sapucaia do Sul

  • Dalila Cisco Collatto, IFsul - Campus Sapucaia do Sul

    Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil(2017)
    Professor do Ensino Básico Tec Tecnológico do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense , Brasil

  • Diélen Caron, IFFar/FW

    Discente do Curso de Bacharelado em Administração - IFFar - Frederico Westphalen

  • Marineiva Teresinha de Melo Manganeli, IFsul - Campus Sapucaia do Sul

    Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil(2014)
    Professor Titular do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense , Brasil

  • Vanessa Marques Daniel

    Doutora em Administração na área de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019), mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). As áreas de interesse para pesquisa são: inovação, finanças públicas e governo eletrônico.

  • Janaina Marques Silva

    Possui Bacharelado em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (1998), Especialização em Educação e Meio Ambiente pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2004), Mestrado em Educação na especialidade Políticas e Gestão de Processos Educacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2013) e atualmente realiza o Doutorado em Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - UC (2015-2020), área de especialidade em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores e cujo trabalho proposto transita pelos temas Educação ao Longo da Vida, Formação de Adultos e Educação Profissional. Diretora Adjunta no Câmpus Sapucaia do Sul do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense ? IFSUL (2013-2015). Coordenadora do Curso Técnico Integrado em Administração na modalidade Educação de Jovens e Adultos ? PROEJA (2010-2013). Docente do ensino básico técnico e tecnológico do IFSUL. Tem experiência nas áreas de Administração e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, gestão pública, políticas públicas para educação de jovens e adultos e formação profissional, currículo, Educação continuada e formação ao longo da vida, reconhecimento-validação-certificação de saberes e competências e política pública.

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Publicado

2024-02-05

Edição

Seção

Artigos