ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONJUGAL PELA VALORIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO ASSERTIVO
DOI:
https://doi.org/10.31668/rau.v13i2.11654Resumo
A violência conjugal, de elevada incidência na sociedade brasileira – mesmo depois de mais de uma década de aplicação da Lei Maria da Penha –, causa profundo impacto à qualidade de vida do casal e de sua prole. Considerando que seu enfrentamento requer uma abordagem que seja focada na prevenção da sua incidência, de curta duração e mista (envolvendo homens e mulheres), o estudo objetivou desenvolver uma intervenção desse tipo e verificar sua viabilidade. Classificado como pesquisa intervenção, estabeleceu uma relação entre violência, conflito e poder, e chegou a um formato voltado à valorização do comportamento assertivo em situação de conflito conjugal, considerando esse comportamento como manifestação de poder e decorrente de escolha. Estruturada para ter 08 participantes (04 homens e 04 mulheres), além do coordenador, a intervenção foi dividida em três etapas: a primeira informa os conceitos aplicáveis; a segunda aplica a atividade designada; a terceira busca analisar a atividade realizada, oportunizando os comentários dos participantes e propondo-lhes assumir o compromisso ético de não agredir em situação de conflito conjugal. Aplicada, a intervenção se mostrou viável: sua realização se deu dentro do tempo designado e os participantes declararam ter atualizado aprendizados que se relacionam à aceitação do outro, à necessidade de manter a calma em situação de conflito, à importância do diálogo e do entendimento, tendo todos eles assumido o compromisso proposto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Ao realizar a submissão, o(s) autor(es) declara(m): a originalidade do trabalho submetido; que o manuscrito não se encontra em avaliação por outro periódico; e que as normas de elaboração obedecem ao que determina o item “Diretrizes para Autores”. Também, o(s) autor(es) autoriza(m) a divulgação do artigo na Revista de Administração da UEG, caso seja aprovado pelos avaliadores, contudo mantendo os direitos autorais sobre o trabalho em submissão. Permite(m) o uso do trabalho para fins não-comerciais, o que inclui o direito de indexa-lo em bases de dados de Acesso Livre.
Para a publicação, caso seja aprovado, o(s) autor(es) deverá(ao) enviar declaração, assinada por todos os autores, que certifique a Declaração de Responsabilidade e a transferência dos Direitos Autorais, assim como os dados da identificação dos autores, conforme modelos abaixo:
Modelo de Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Primeiro autor: (Nome, Filiação, Endereço, E-mail e CPF)
Título do manuscrito: ___________
Nome de todos os coautores na ordem que aparecerão no artigo:
_____________________________
_____________________________
_____________________________
- Declaração de Responsabilidade – Certifico(amos) que o artigo apresenta um trabalho inédito, de minha(nossa) autoria, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, seja no formato eletrônico ou impresso. Certifico(amos) que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública a responsabilidade pelo conteúdo. (No caso de artigos com mais de três autores a declaração deve especificar o(s) tipo(s) de participação de cada autor, conforme especificado a seguir: contribuição substancial para a concepção e planejamento do projeto, obtenção dos dados ou análise e interpretação dos dados; contribuição significativa na elaboração do manuscrito ou na revisão crítica do conteúdo; participação da aprovação da versão final do manuscrito).
- Transferência de Direitos Autorais – Declaro(amos) concordar que os direitos autorais referentes ao artigo publicado serão de propriedade exclusiva da Revista de Administração da UEG, vedada sua reprodução parcial ou total em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia e necessária autorização.
Assinam todos os autores
Local e data
--------------------------
Identificação dos autores:
Encaminhar os nomes completos dos autores (em ordem em que serão publicados), contendo as seguintes informações: minicurrículo (somente com as principais informações sobre formação acadêmica e instituição de vínculo atual, bem como cargo que ocupa; e-mail para contato). Para o autor principal, o endereço completo é necessário.