O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DE EMPRESAS JUNIORES: UM ESTUDO A PARTIR DE TEORIAS BASEADAS NA PRÁTICA
um estudo a partir de teorias baseadas na prática.
DOI:
https://doi.org/10.31668/rau.v13i1.11312Resumo
Considerando a empresa júnior definida como um local de auxílio e fomento à aprendizagem, e a missão do Movimento Empresa Júnior em contribuir para a formação de profissionais capazes de atuar no desenvolvimento do país, objetiva-se neste trabalho compreender como acontece o processo de aprendizagem em uma empresa júnior do sul do Brasil, pelas lentes de teorias de aprendizagem organizacional baseadas na prática (aprendizagem situada; aprendizagem pela prática e aprendizagem pragmática). Os resultados foram coletados em entrevistas com integrantes da empresa júnior, as quais demonstraram que o processo de aprendizagem na empresa se dá pelo envolvimento dos membros nas práticas e pela interação que estabelecem uns com os outros. Por outro lado, foi identificado que o acelerado ritmo de trabalho da empresa júnior pode dificultar o processo de reflexão sobre as práticas e interação dos membros em busca de aprendizagem. O estudo contribuiu para o campo ao demonstrar que o processo de aprendizagem na empresa júnior pode melhorar à medida que proporciona mais momentos de reflexão sobre as práticas adotadas, incentiva a maior interação entre os membros e busca melhorar suas práticas para continuar contribuindo para a aprendizagem organizacional da empresa júnior e para a formação de seus futuros profissionais.
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