PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENDOMARKETING NA ATUAÇÃO DO CONTEXTO ORGANIZACIONAL: UMA ABORDAGEM QUALITATIVA NA REGIÃO DA SERRA GAÚCHA

uma Abordagem Qualitativa na Região da Serra Gaúcha

Autores

  • Daniel Hank Miri Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Alessandra dos Santos Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Juliana Matte Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Cassiane Chais Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Fabiano Larentis Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.31668/rau.v12i2.11053

Resumo

O endomarketing é um conjunto de programas, canais e ações de comunicação que transmitem as estratégias de marketing para os funcionários de uma empresa. Destina-se a melhorar os relacionamentos internos, bem-estar dos funcionários, com o princípio de envolve-los no negócio para gerar motivação, engajamento, melhora na produtividade para a satisfação dos clientes consequentemente. Nesse sentido, este estudo se propôs a analisar a percepção dos profissionais de endomarketing sobre a sua atuação no contexto organizacional, para compreender como esse funcionário compreende a importância das suas ações. A abordagem utilizada foi a qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com 10 profissionais atuantes na Serra Gaúcha, escolhidos por conveniência. A análise dos dados foi feita por meio da técnica de análise de conteúdo e o tratamento dos dados com o software NVivo. Os resultados mostraram o entendimento sobre a realidade de trabalho das consultorias de marketing/comunicação e dos setores de RH ou Marketing quando responsáveis pelo endomarketing.

Biografia do Autor

  • Alessandra dos Santos, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

    Formada em administração de empresas com habilitação em comércio exterior. Mestranda no curso de engenharia e ciências ambientais na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

  • Juliana Matte, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

    Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS com bolsa FAPERGS / CAPES. Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Graduada em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade - NIES. Tem experiência na gestão estratégica no varejo. Tem experiência no setor bancário. Tem interesse na docência para os cursos de Administração e Marketing.

  • Cassiane Chais, Universidade de Passo Fundo (UPF)
    Doutora em Administração com bolsa PROSUC/CAPES, pela Universidade de Caxias do Sul, com período sanduíche no Tecnológico de Monterrey no México, com bolsa PDSE/CAPES. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, linha de pesquisa: Inovação e competitividade, com bolsa PROSUP/CAPES modalidade taxa. Especialista em Gestão Secretarial pela Universidade de Passo Fundo. Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo, com bolsa PROUNI.  
  • Fabiano Larentis, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

    Possui graduação em Administração - Habilitação Comércio Exterior pela Universidade de Caxias do Sul (2000), especialização em Gestão Estratégica em Marketing pela Universidade de Caxias do Sul (2002), mestrado em Administração (ênfase em Marketing) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e é doutor em Administração (UFRGS - 2010). Atua na Universidade de Caxias de Sul como coordenador da Coordenadoria de Pós-Graduação Stricto Sensu, como professor na graduação nos cursos de Administração e Comércio Internacional e como integrante do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA UCS), no mestrado e no doutorado. É professor de pós-graduação lato sensu em cursos ligados a marketing, vendas, gestão de pessoas e metodologia de pesquisa. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem organizacional, marketing de relacionamento, administração de serviços, administração de vendas e metodologia de pesquisa.

  • Pelayo Munhoz Olea, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

    Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS.

Downloads

Publicado

2024-01-26

Edição

Seção

Artigos