FERRAMENTAS BÁSICAS APLICADAS À QUALIDADE:

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

  • Fênix Araújo de Oliveira UEG
  • Suelma Rodrigues Duarte UEG

Resumo

Com a crescente mudança no mercado e a busca por competitividade, o desenvolvimento de produtos com alta qualidade tem se tornado uma exigência. A atenção direcionada para qualidade apresenta-se como um importante mecanismo competitivo, tornando-se cada vez mais alvo de interesse por parte das empresas, na busca constante por melhorias dos processos de gestão. Neste contexto, muitas empresas passam a empregar métodos e ferramentas da qualidade, de modo a melhorar o desempenho de seus processos produtivos e a qualidade dos produtos. Desta forma, a realização deste artigo partiu da necessidade de ampliar o acervo bibliográfico sobre as ferramentas da qualidade e suas aplicações. Assim o presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo bibliográfico (revisão da literatura) sobre a evolução da qualidade, bem como a importância das ferramentas básicas da qualidade (Fluxograma ou diagrama de processo, Diagrama de causa e efeito, Diagrama de Pareto, Histograma, Gráfico de controle, Folha de verificação e Diagrama de dispersão) e como elas auxiliam as organizações na melhoria de contínua.

Biografia do Autor

Fênix Araújo de Oliveira, UEG

Mestre em Ciência Moleculares pela Universidade Estadual de Goiás, Especialista em Planejamento em Gestão de Negócios pela Universidade Estadual e Goiás, Graduado em Farmácia pela Universidade Estadual de Goiás, Analista de desenvolvimento analítico em uma indústria farmacêutica. Contato: fenixfao@yahoo.com.br.

Suelma Rodrigues Duarte, UEG

Mestranda em Educação e Tecnologia pela Faculdade Integrada de Goiás, MBA em Marketing pela UCAM-RJ, MBA em Gestão de Recursos Humanos pela UniAnhanguera, Graduada em Administração pela Universidade Salgado de Oliveira-RJ. Professora na Universidade Estadual de Goiás. Contato: sulema.duarte@ueg.br.

Publicado
2020-11-02
Seção
Artigos