OBSERVAÇÕES E ANÁLISES SOBRE O ENSINO DE INGLÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL-I PÚBLICO:
DIÁLOGOS ENTRE PROFESSOR E ALUNOS
Resumo
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado (XXX, 2018) sobre o ensino de língua inglesa no contexto do Ensino Fundamental-I público, em que foram investigadas minhas próprias turmas dos 4ºs e 5ºs anos de uma escola pública periférica. A proposta pedagógico-educacional desenvolvida foi elaborada pelo próprio pesquisador/professor, utilizando como aporte teórico as teorias de Letramentos (KALANTZIS; COPE 2000, 2008, LANKSHEAR; KNOBEL, 2003, 2006, 2013, GEE, 2004, MONTE MÓR, 2013, 2014, 2018, JORDÃO, 2014, MENEZES DE SOUZA, 2011). O objetivo deste artigo é discutir as expectativas geradas em torno dos objetivos instrucionais e educacionais para o ensino e aprendizagem da língua inglesa, nos anos iniciais da educação básica. Problematizo, primeiramente, os desafios encontrados na área para desenvolver práticas de sala de aula que não atendam apenas objetivos mercadológicos e profissionalizantes, mas que também promovam uma formação humanista, por meio de uma educação linguística e crítica. A partir da apresentação dos dados gerados, analiso as concepções que os alunos têm sobre o papel da língua inglesa na escola e na sociedade globalizada, abrangendo questões linguísticas, culturais, sociais e tecnológicas.
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